Resumo (16ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 15ª Legislatura)

Impressão PDF

Identificação Básica
Tipo de Sessão: Sessão Ordinária
Abertura: 30/09/2025 - 17:30
Encerramento: 30/09/2025 - 18:40



Mesa Diretora
Presidente: Fátima do Sindicato / PT
Vice-Presidente: Gabriel Duarte / PT
Primeiro-Secretário: Aurílio Lacerda de Alencar / PT



Lista de Presença na Sessão
Ana Maria / PT
Aurílio Lacerda de Alencar / PT
Fátima do Sindicato / PT
Gabriel Duarte / PT
Júnior Leonel / PT
Rozali Oliveira / PSD
Wanderson Menezes (Vanvan) / PSD



Justificativas de Ausência na Sessão
Parlamentar Justificativa Ausente em
Filipe Belém AUSÊNCIA POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR Sessão
Onofre Neto (Tofim) Ausência por Licença Médica Sessão



Expedientes
Tribuna Livre:

Não há inscrições para fazer o uso da tribuna.

Abertura da Sessão:

Aos trinta dias do mês de setembro de dois mil e vinte e cinto (30/09/2025) às dezessete horas  meia (17:30h) no prédio da Câmara Municipal de Granito – Casa Antônio Agostinho Januário, situada na Avenida José Saraiva Xavier nº 151 centro de Granito Estado de Pernambuco, nos termos legais regidos pela Constituição Federal, Constituição Estadual, Lei Orgânica municipal e Regimento Interno da Câmara Municipal de Granito, estiveram reunidos em assembleia geral ordinariamente os membros do Poder Legislativo Municipal, sob a presidência da: Vice presidente: Maria de Fátima Lustosa de Araújo Alencar, Primeiro-secretario: Aurílio Lacerda de Alencar, Segundo-Secretário: Francisco Duarte Gabriel, bem como os Senhores Vereadores Ana Maria de Oliveira Peixoto Soares, Francisco Leonel Ferreira Júnior, Rozali Eufrasina de Oliveira e Wanderson Silva de Meneses. Verificando o número legal de vereadores presentes, o senhor presidente declarou aberta a sessão, em seguida solicitou do primeiro secretário a leitura da pauta do dia com o seguinte teor: Pequeno expediente (Art.116), 1. Leitura da ata da sessão anterior. 2. Correspondências da semana. 3. Leitura do sumário do expediente recebido pela mesa. 4. Leitura do sumário das proposições encaminhada à mesa. 5. Pronunciamento dos vereadores1 - 1 - Indicação nº 50 de 2025 - Autor: Aurílio Lacerda de Alencar - Ementa: Indica ao Excelentíssimo Senhor George Washington Pereira Alencar, Prefeito do Município de Granito – PE, que seja providenciada, a pavimentação em paralelepípedo nas vias internas do Assentamento Nova Esperança II, situado na zona rural deste município.
2 - Indicação nº 51 de 2025 - Autor: Aurílio Lacerda de Alencar - Ementa: Indica ao Excelentíssimo Senhor George Washington Pereira Alencar, Prefeito do Município de Granito – PE, que seja providenciada, a pavimentação em paralelepípedo nas ruas projetadas do distrito Bela vista bem como nas ruas Zé Bedeu, Cornélio Carlos de Alencar, Padre Cícero, Asa Branca situado no distrito citado deste município.
3 - Indicação nº 39 de 2025 - Autor: Júnior Leonel - Ementa: Sugere ao Poder Executivo Municipal a RESTAURAÇÃO DO PARQUE E DO EVENTO MOTOCROS - Granito-Pe.
4 - Indicação nº 41 de 2025 - Autor: Júnior Leonel - Ementa: Sugere a revitalização da quadra esportiva do Povoado de São Sebastião Popular Mato Grosso, e a implantação de iluminação adequada, com o objetivo de proporcionar melhores condições para a prática de atividades esportivas e culturais.
5 - Indicação nº 52 de 2025 - Autor: Aurílio Lacerda de Alencar - Ementa: Indica ao Poder Executivo Municipal que adote providências, junto ao Município de Exu/PE, para celebrar termo de cooperação ou cessão de uso do cemitério localizado no Distrito de Rancharia, atualmente sob jurisdição de Exu, mas situado geograficamente em Granito, a fim de transferir a gestão e administração para o Município de Granito.

Boa tarde a todos que estão nos assistindo pela Rádio Rio Brígida, a todos que estão nos acompanhando pelas redes sociais. Vamos dar início agora à nossa 16ª sessão. E nesse momento eu passo os trabalhos para o nosso primeiro secretário, Aurílio Lacerda.

Pequeno Expediente (Art. 116 RI):

I – Leitura e aprovação de ata de sessão anterior;

II – Leitura do sumário do expediente recebido pela Mesa;

III – Leitura do sumário das proposições encaminhadas à Mesa;

IV – Pronunciamento dos Vereadores.

Boa tarde, senhora Presidenta Interina, Fátima. Boa tarde, companheiros vereadores, Gabriel Duarte, Júnior Leonel, as nobres vereadoras Ana Maria, Rozali. Boa tarde a todos aqui presentes. Quero desejar uma boa tarde especial a toda a população de Granito, que nos ouve através da Rádio Rio Brígida e da FM, e a todos que nos acompanham pelas redes sociais. Nesse momento daremos início à 16ª sessão ordinária do Poder Legislativo do nosso município de Granito. Nesse momento nós não temos correspondência, não tivemos tribunal livre também, e, de acordo com o artigo 116 do Regimento Interno, passamos para o pequeno expediente. A leitura e aprovação da ata da sessão anterior, como é de conhecimento de todos os vereadores, a ata é posta no grupo, e passo a palavra para a senhora presidente Fátima para conduzir a votação da ata, a aprovação da ata. Todos estão de acordo com a aprovação da ata da sessão anterior? Ata aprovada. Passamos para a leitura do sumário do expediente recebido pela mesa, não temos. Leitura do sumário das proposições encaminhadas à mesa, também não temos. E o pronunciamento dos vereadores. Algum vereador quer fazer uso da palavra? Sem nenhum vereador fazer uso da palavra, a gente vai dar continuidade aos trabalhos. 

Ordem do Dia (Art. 119 RI):

1 - Indicação nº 50 de 2025 - Autor: Aurílio Lacerda de Alencar - Ementa: Indica ao Excelentíssimo Senhor George Washington Pereira Alencar, Prefeito do Município de Granito – PE, que seja providenciada, a pavimentação em paralelepípedo nas vias internas do Assentamento Nova Esperança II, situado na zona rural deste município.
2 - Indicação nº 51 de 2025 - Autor: Aurílio Lacerda de Alencar - Ementa: Indica ao Excelentíssimo Senhor George Washington Pereira Alencar, Prefeito do Município de Granito – PE, que seja providenciada, a pavimentação em paralelepípedo nas ruas projetadas do distrito Bela vista bem como nas ruas Zé Bedeu, Cornélio Carlos de Alencar, Padre Cícero, Asa Branca situado no distrito citado deste município.
3 - Indicação nº 39 de 2025 - Autor: Júnior Leonel - Ementa: Sugere ao Poder Executivo Municipal a RESTAURAÇÃO DO PARQUE E DO EVENTO MOTOCROS - Granito-Pe.
4 - Indicação nº 41 de 2025 -  Autor: Júnior Leonel - Ementa: Sugere a revitalização da quadra esportiva do Povoado de São Sebastião Popular Mato Grosso, e a implantação de iluminação adequada, com o objetivo de proporcionar melhores condições para a prática de atividades esportivas e culturais.
5 - Indicação nº 52 de 2025 - Autor: Aurílio Lacerda de Alencar - Ementa: Indica ao Poder Executivo Municipal que adote providências, junto ao Município de Exu/PE, para celebrar termo de cooperação ou cessão de uso do cemitério localizado no Distrito de Rancharia, atualmente sob jurisdição de Exu, mas situado geograficamente em Granito, a fim de transferir a gestão e administração para o Município de Granito.

De acordo com o artigo 119 do Regimento Interno, passaremos nesse momento para a ordem do dia. Item 1. Indicação nº 50 de 2025.

Autor Aurílio Lacerda de Alencar. Ementa. Indica aos excelentes senhores prefeitos George Washington Pereira de Alencar, prefeito do município de Granito, que seja providenciada a pavimentação em paralelepípedo nas vias internas do assentamento Nova Esperança 2, situado na zona rural deste município. Item 2. Indicação nº 51 de 2025. Autor Aurílio Lacerda de Alencar. Ementa. Indica aos excelentes senhores prefeitos George Washington Pereira de Alencar, prefeito do município de Granito, que seja providenciada a pavimentação em paralelepípedo nas ruas projetadas do Distrito de Bela Vista, bem como nas ruas Zé Bedeu, Cornélio Carlos de Alencar, Padre de Cícero e Asa Branca, situado no distrito citado deste município. Item 3. Indicação nº 39 de 2025. Autor Júnior Leonel. Ementa. Sugere ao Poder Executivo Municipal a restauração do parque de eventos motocross do município de Granito. Item 4. Indicação nº 41 de 2025. Autor Júnior Leonel. Ementa. Sugere a pavimentação, a revitalização da quadra esportiva do povoado de São Sebastião Popular, Mato Grosso, e a ampliação de iluminação adequada, com o objetivo de proporcionar melhores condições para a prática de atividades esportivas e culturais. Item 5. Indicação nº 52 de 2025. Autor Aurílio Lacerda de Alencar. Ementa. Indica ao Poder Executivo Municipal que adote providências junto ao município de Exu, Pernambuco, para celebrar termo de cooperação ou sessão de uso do cemitério localizado no distrito de Rancharia, atualmente sob jurisdição de Exu, mas situado geograficamente nas margens do distrito de Rancharia, a fim de transferir a gestão e a administração para o município de Granito. Indicação nº 50, 2025. O vereador que esta subscreve com assento nesta Casa Legislativa e no exercício pleno de seu mandato, com fundamento no artigo 88 do Regimento Interno desta Casa, vem respeitosamente apresentar a seguinte indicação.

Indica ao Excelentíssimo Senhor George Washington Pereira de Alencar, Prefeito do município de Granito, Pernambuco, que seja providenciada a pavimentação em paralelepípedo nas vias internas do assentamento Nova Esperança II, situado na zona rural deste município. Justificativa. Os moradores do assentamento Nova Esperança II enfrentam condições precárias de tráfego nas vias internas, especialmente durante o período chuvoso, o que prejudica a mobilidade, o transporte escolar, o acesso à saúde e à produção agrícola. A pavimentação em paralelepípedos fortalecerá a mobilidade urbana rural, reduzindo erosão e poeira e garantindo o acesso mais seguro e digno aos serviços públicos. O pleito está alicerçado nos princípios constitucionais. Função social do município, no artigo 182 da Constituição Federal, direito à mobilidade urbana e ao desenvolvimento rural, artigo 21, inciso 20 da Constituição Federal de 88, promoção do bem de todos e redução das desigualdades sociais, artigo 3º, incisos 2 e 3 da Constituição Federal de 1988. A demanda também encontra respaldo no Plano Municipal de Mobilidade Urbana e na Política Pública de Desenvolvimento Rural Sustentável, conforme diretrizes da Lei Orgânica do Município. Solicita-se ao Poder Executivo Municipal que inclua essa melhoria no planejamento de obras e investimentos, seja por meio de recursos próprios, emendas parlamentares ou convênios com os governos estadual e federal. Sala das Sessões da Câmara Municipal de Granito, 30 de julho de 2025. Aurílio Lacerda de Alencar, vereador. Educação número 51/2025. O vereador que esta subscreve com assento nesta Casa Legislativa e no exercício pleno do seu mandato, com fundamento no artigo 88 do Regimento Interno desta Casa, vem respeitosamente apresentar a seguinte indicação. Indica ao Excelentíssimo Senhor George Washington Pereira Alencar, prefeito do município de Granito, Pernambuco, que seja providenciada a pavimentação em paralelepípedo nas ruas projetadas do Distrito de Bela Vista, bem como nas ruas Zé Bedeu, Cornélio Carlos de Alencar, Padre Cícero, Asa Branca, situado no distrito citado deste município. Justificativa. Os moradores do Distrito de Bela Vista enfrentam condições precárias de tráfegos nas vias internas, especialmente durante o período chuvoso, o que prejudica a mobilidade de transporte escolar e acesso à saúde. A pavimentação em paralelepípedos fortalecerá a mobilidade urbana, reduzindo erosões de poeira e garantindo o acesso mais seguro e digno aos serviços públicos. O pleito está alicerçado nos princípios constitucionais.

Função social do município, artigo 182 da Constituição Federal. Direito à mobilidade urbana e ao desenvolvimento rural, artigo 21, inciso 20 da Constituição Federal, de 88. Promoção do bem-estar de todos e redução das desigualdades sociais, artigo 3º, inciso 2 e 3 da Constituição Federal, de 88. A demanda também encontra respaldo no Plano Municipal de Mobilidade Urbana e na Política Pública de Desenvolvimento Rural Sustentável, conforme a diretriz da Lei Orgânica do Município. Solicita-se ao Poder Executivo Municipal que inclua essas melhorias no planejamento de obras e investimentos, seja por meio de recursos próprios, emendas parlamentares ou convênios com os governos estadual e federal. Sala das Sessões da Câmara Municipal de Granito, 30 de julho de 2025. Aurílio Lacerda de Alencar, vereador. Indicação número 39/2025. Emenda. Sugere ao Poder Executivo Municipal a restauração do Parque e de Eventos Motocross de Granito, Pernambuco. Sr. Presidente, o vereador que esta subscreve nos termos regimentais indica ao Excelentíssimo Senhor Prefeito do Município de Granito que seja realizar a restauração e revitalização do Parque de Motocross de Granito, com o objetivo de garantir condições adequadas aos nossos munícipes, que praticam e apreciam esse esporte em nossa cidade. Justificativa, a cidade de Granito destaca-se pela expressiva quantidade de praticantes e admiradores do motocross, sendo essa uma mobilidade esportiva que movimenta não apenas os atletas locais, mas também atrai visitantes e participantes de municípios vizinhos. O motocross faz parte da cultura esportiva do nosso município, promovendo integração social, lazer e entretenimento para a população. Além do impacto social, a realização de um evento dessa magnitude traz benefícios diretos à economia local. Durante os dias de competição, há um aumento significativo no fluxo de pessoas, o que favorece o comércio, os serviços de alimentação, hospedagem e demais setores, gerando renda extra para comerciantes, ambulantes e prestadores de serviços. Diante disso, torna-se essencial a restauração e revitalização do Parque de Motocross de Granito, que hoje necessita de adequação para garantir a segurança dos pilotos e a qualidade do evento. Essa melhoria não só atende aos anseios da comunidade esportiva, como também coloca Granito de volta no calendário regional de competições, reforçando nossa identidade como uma cidade que valoriza o esporte e o desenvolvimento local.

A realização do evento de motocross, que tanto apreciamos, é, portanto, uma oportunidade de fomentar o turismo esportivo, estimular a economia e oferecer à população uma programação de lazer saudável e de grande apelo popular. Sala das Sessões de Granito, 30 de julho de 2025. Francisco Leonel Ferreira Júnior, vereador do município de Granito. Indicação número 49/ 2025. Ementa. Sugere a revitalização da quadra esportiva do povoado de São Sebastião Popular Mato Grosso e a implantação de iluminação adequada com o objetivo de proporcionar melhores condições para a prática de atividades esportivas e culturais. Sr. Presidente, o vereador que esta subscreve, nos termos regimentais, indica ao excelentíssimo Sr. Prefeito do município de Granito que seja realizada a revitalização da quadra esportiva do povoado de São Sebastião Popular localizado na zona rural do município de Granito, que seja implantada iluminação adequada no local. Justificativa. A quadra esportiva do povoado de São Sebastião Popular desempenha um papel fundamental na vida dos jovens da comunidade. No entanto, a estrutura atual encontra-se desgastada, com condições precárias que dificultam a prática de atividades físicas, esportivas e eventos culturais. Além disso, a falta de iluminação adequada limita o uso do espaço, especialmente à noite, quando muitos jovens gostariam de se reunir para praticar esporte ou praticar atividades comunitárias.

A revitalização da quadra e a implantação de iluminação trariam benefícios significativos para a comunidade entre eles. Melhoria nas condições de uso, a revitalização da quadra com reforma do piso, pintura, instalação e alambrado e outros reparos necessários possibilitará que a comunidade desfrute de um espaço adequado e seguro para a prática de esportes e eventos culturais. Apoio à juventude local. A melhoria do espaço proporcionará aos jovens da localidade mais opções de lazer e convivência, além de incentivar a prática de esportes, o que contribui para o desenvolvimento físico e social dos mesmos. Segurança e bem-estar. A iluminação adequada permitirá que a quadra seja utilizada durante a noite, proporcionando maior segurança para os usuários e evitando a utilização do local de maneira inadequada. Promoção da integração comunitária. A quadra é um ponto de encontro para as famílias e jovens da região. Melhorias no local fortalecerão o vínculo da comunidade e proporcionarão um espaço para atividades que envolvem toda a população. Desenvolvimento de talentos locais. A revitalização do espaço esportivo pode incentivar a formação de equipes locais, o que pode refletir na descoberta de novos talentos para competições municipais e regionais.

Diante do exposto, peço que esta indicação seja apreciada e, se possível, atendida por esta Casa Legislativa com o intuito de proporcionar melhores condições de lazer, esporte e cultura para a juventude do povoado de São Sebastião. Sala das Sessões Granito Pernambuco, 30 de julho de 2025. Francisco Leonel Ferreira Júnior, vereador. Indicação número 52, barra 2025. Autor, vereador Aurílio Lacerda de Alencar. Ementa. Indica ao Poder Executivo Municipal que adote providências junto ao município de Exu, Pernambuco, para celebrar termo de cooperação ou sessão de uso do cemitério localizado no distrito de Rancharia, atualmente sob jurisdição de Exu, mas situado geograficamente em Granito, a fim de transferir a gestão e a administração para o município de Granito. Justificativo, o distrito de Rancharia, pertencente ao município de Granito, dispõe de um cemitério que, em razão de delimitações territoriais históricas, encontra-se sob jurisdição administrativa do município de Exu. Tal situação tem gerado inúmeros transtornos às famílias enlutadas, que, além do sofrimento natural da perda de seus entes queridos, enfrentam barreiras burocráticas e dificuldades documentais para realizar sepultamento. Esse cemitério fere a dignidade da população que se identifica cultural, histórica e administrativamente com o município de Granito. A formalização da sessão do referido cemitério ao município de Granito permitirá maior eficiência e organização na gestão dos sepultamentos, humanização no atendimento às famílias, redução da burocracia nos momentos de luto, clareza administrativa quanto à manutenção e conservação do espaço. Sob o ponto de vista jurídico, existem caminhos legais viáveis para viabilizar essa medida.

Convênio de cooperação intermunicipal previsto no art. 241 da Constituição Federal, regulamentado pela Lei Federal nº 11.107, 2005, Lei dos Consórcios Públicos, permitindo que entes federativos cooperem entre si para a prestação de serviços públicos. Sessão de bem público, mediante lei aprovada pela Câmara Municipal de Exu, autorizando a sessão de uso do cemitério ao município de Granito, que assumirá a administração, manutenção e regulamentação do espaço. Alteração territorial mais complexa. Dependeria da lei estadual aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, com base no art. 18, § 4º da Constituição Federal, precedida de consulta popular plebiscita. No entanto, este é o caminho mais demorado, sendo mais prático adotar o instrumento de convênio ou sessão. Assim, o pleito aqui apresentado busca solucionar um problema delicado. Diante do exposto, indico ao Excelentíssimo Senhor Prefeito do Município que oficie ao município de Exu covistas a celebração de convênio de cooperação ou sessão de uso, a fim de que a gestão do cemitério de rancharia seja assumida pelo município de Granito. Sala das Sessões da Câmara Municipal de Granito, 3 de setembro de 2025. Aurílio Lacerda de Alencar, vereador.

Algum vereador quer fazer pronunciamento sobre as indicações? Passa a palavra para o vereador Júnior Leonel. Boa noite, senhoras e senhores, meus colegas vereadores, vereadoras, sintam-se abraçados por este vereador. E um boa noite especial a todos que estão nos acompanhando através das redes sociais, através da rádio Vale do Rio Brígida FM. Eu quero iniciar a minha fala prestando meus sinceros sentimentos ao colega Gabriel Duarte, que recentemente perdeu seu ente querido, seu irmão. Que Deus continue confortando o seu coração, Gabriel, e de toda a sua família. Quero saudar também aqui os servidores da casa, meu amigo Amadeus Alves e Tonzinho ali, Tonho Vieira Modesto. Bom, muito bem colocada essa indicação do vereador Aurílio Lacerda em relação ao cemitério de rancharia. A família de seu Zé Militão, que faleceu recentemente, está passando por um transtorno danado em relação a essa questão do cemitério. Não sei se você está sabendo, Aurílio, que talvez seja até ajuizado, se Militão não conseguiu hoje, não conseguiu ver ele hoje, mas se ele não conseguisse até hoje, seria obrigado colocar na justiça para tirar essa certidão de óbito. É uma burocracia muito grande e é extremamente necessário. Parabéns, Vossa Excelência, como também pelas demais indicações do senhor tão necessárias. Em relação à revitalização, estruturação e revitalização do Parque de Motocross, eu tenho conversado muito com jovens, não só de Granito, mas também de municípios vizinhos. Fui até a Ouricuri acompanhar a revitalização da pista de lá, onde conversei com um amigo lá, ele é quem organiza, e todos que conversaram comigo pediram para a gente trazer esse projeto para cá, então foi não só uma ideia minha, uma ideia dos jovens que também curtem esse esporte, o motocross, além de, como foi bem falado aqui, fomenta o turismo aqui no nosso município. A exemplo da edição passada foi muita gente, bacana demais. Estimula a economia, quem quiser levar um carrinho lá para vender seu bombom, vender sua comida, leva também, entre outros, e oferece à população um lazer, uma programação de lazer saudável com a família, é um evento muito bacana da gente se ver. É diferente da nossa cultura aqui, mas é muito bacana e eu acho extremamente necessário, Deus ajude que o nosso prefeito acate essa minha indicação, que é um anseio do povo de Granito, não só de quem participa, mas também de quem gosta e assiste.

Também falar sobre a outra indicação minha, em relação à quadra do povoado de Mato Grosso, extremamente necessária, até mesmo antes de ser vereador, eu já tinha visitado lá e é um anseio dos jovens de lá, acredito que todos os vereadores sabem da situação da quadra, e eu prometi que se eleito fosse, também iria continuar lutando para a revitalização dessa quadra do Mato Grosso. Estive lá tomando um café com eles, lá em Miriam, e é uma das coisas que eles mais pedem para que o poder público resolva lá. Eles, quando querem jogar futsal, vão lá para o São Francisco do Brígida. E não é nada mais justo do que o próprio Mato Grosso, o lazer para oferecer aos jovens. Então, eu trouxe aqui um anseio dessa juventude, um pedido deles. Podem ter certeza que vocês do Mato Grosso podem contar com esse vereador aqui, para ajudar no que estiver ao meu alcance. Para ser a voz de vocês aqui na Câmara e ser a ponte até o poder executivo. Muito obrigado, senhora presidente. A palavra para a senhora Rozali Oliveira. Boa noite, senhora presidente, colegas vereadores, vereadora Ana Maria. Quero saudar Amadeus, Antônio, Marquinho. Eu quero dizer à comunidade de Mato Grosso que essa indicação já tem anos. Essa vereadora aqui, o povo do Mato Grosso sabe que eu fiz essa indicação, vereador. Mas, infelizmente, aqui tem a bendita política.

Quem sabe agora com o senhor, como é do lado do prefeito, quem sabe o prefeito vai lhe escutar e fazer essa reforma daquela quadra. Até o prefeito João Bosco sabe muito bem, os colegas vereadores aqui presentes, que estavam na outra legislatura, sabem disso, que eu cobrei o próprio João Bosco. A vereadora aqui também fez essa indicação, mas eu nunca tive nenhuma resposta. A gente viu aí nas redes sociais que vai ter a construção de um só site no Mato Grosso. Então, já que tem um só site, eu acredito que o município de Granito tem muita coisa para fazer. Eu sei que o esporte é muito importante, mas hoje, senhor vereador, hoje eu estou aqui indignada, com tanta gente me pedindo água, tanta gente passando sede, tanta gente passando fome, me pedindo cesta básica. E eu não sei o que fazer, porque isso quem resolve é o município. E até hoje, legal, eu pensei que o secretário de Agricultura hoje estivesse aqui para me falar com ele, para ver se colocaria água nessas casas que estão pedindo, clamando por água. Então, hoje eu vim para aqui indignada, porque nós temos uma legislatura que eu só vi até hoje indicação. Só indicação, indicação, indicação.

 

 E eu não vejo fazer em nada. Então, eu não faço mais indicação, vereador Aurílio, porque não vale a pena. Não vale a pena, eu vou só estar aqui mentindo para o povo, prometendo o povo uma coisa que não é Rozali, não é a vereadora povo do Mato Grosso, não é a vereadora Rozali que vai reformar a quadra do Mato Grosso, nem fazer aquela praça tão sonhada aí nos umbilino. Isso quem faz é o executivo. Então, se eu disser que eu vou fazer, eu estou mentindo para o povo. E eu não gosto de mentira. Eu gosto de ser realista, eu só faço, eu só coloco minha mão onde eu alcanço. Então, isso fica minha indignação, porque a gente vê tanta coisa, não sei se só é comigo, não sei se é com a vereadora Ana Maria, com a vereadora Fatima, com os outros vereadores, vamos lá, se as pessoas estão assim, clamando por ajuda. E a gente, hoje nós estamos aqui falando só de indicação. Então, essa fica, o povo do Mato Grosso saiba que isso era um sonho da vereadora Rozali. Obrigada. Senhora vereadora, lembro-me das suas indicações, parabenizo a senhora por todo esse percurso. Infelizmente, sua indicação não foi feita.

Hoje o vereador Júnior Leonel fez a indicação para a revitalização da quadra do Mato Grosso, que era um desejo da senhora, um sonho da senhora. Eu vejo assim, que o importante seria que o prefeito se sensibilizasse, arrumasse recursos e revitalizasse a quadra, seja quem foi que indicou, porque nós sabemos que investir no município, investir no esporte, no lazer, na cultura, na saúde, na educação, não importa quem indicou, o importante é investir e beneficiar o povo, os povos do Mato Grosso são merecedores. Parabenizo a senhora pela sua preocupação, parabenizo o vereador Júnior Leonel também pela sua indicação, uma indicação prudente, e eu acredito que, se Deus quiser, o prefeito vai conseguir recursos e realizar esse trabalho. A senhora falou também de uma coisa importante lá no Mato Grosso, que é a construção de um só site. Vai melhorar muito a parte de esporte daquela comunidade que tanto precisa. E eu fiz essas duas indicações, essa indicação do assentamento Nova Esperança 2, vim aqui em nome das pessoas daquele assentamento, que me procuraram para que eu pudesse fazer essa indicação e acredito que, futuramente, o prefeito vai arrumar recursos e executar essa tão sonhada obra daquele povo que necessita muito. E as do povoado de Bela Vista, ainda nós temos ruas lá sem calçar, e as pessoas sempre me procuram. Então, todas as indicações que eu trago aqui a esta casa é anseio do povo. E essa indicação do cemitério, nós temos muito problema, Júnior, em relação ao cemitério de rancharia. As pessoas são sepultadas lá, mas, para tirar a certidão de óbito, tem que ir para a prefeitura de Exu. Então, era importante que o prefeito entrasse em acordo com o prefeito do município de Exu. Um acordo com o prefeito do município de Exu, que pudesse ser feita uma doação, uma sessão de posse, alguma coisa para destravar, porque eu vejo muitas pessoas prejudicadas com essa situação. Conversando com muitos moradores ali de rancharia, até conversei com Wesley um dia e disse, olha, o que a gente pode fazer? Isso é uma coisa que eu nunca atendei para isso porque eu também não sabia. Quando eu vim saber disso é um ano, um ano e pouco atrás. Então seria importante que o prefeito se sensibilizasse, procurasse o município de Exu para resolver essa problemática.

As pessoas sepultam seus entes queridos, naquele momento sentem a dor, mas vêm aqui no município de Granito para fazer a certidão de óbito, não, porque não tem a guia de sepultamento que é tirada na prefeitura de Exu. Aí ele se desloca para Exu para entrar nessa guia de sepultamento. Quando chega lá tem as dificuldades e, como o vereador Júnior falou, aí eu já ouvi falar, Júnior, nessa situação lá do saudoso Zé Militão, né, que está tendo esse problema, eles estão com dificuldade, vão entrar até na justiça e é justamente por isso. Então eu acredito que todas essas indicações aqui, tanto as minhas como as suas, vão ao encontro do povo, vão ao encontro do desejo do povo. Então eu acredito que o prefeito poderá futuramente se sensibilizar e nós sabemos que essas indicações de calçamento, da revitalização da pista de motocross requer recurso. Então eu acredito que o prefeito vai correr atrás e conseguir recurso para fazer essas tão sonhadas ações aqui no nosso município. Essa pista de motocross, teve um ano que foi sediado um evento aqui, foi um evento grandioso. Nessa época eu passei aqui, os restaurantes já não tinham mais comida, foi assim, aqueceu a economia, todo mundo vendeu tudo, o prefeito possa se sensibilizar. Mais algum vereador quer fazer uso da palavra? Passa a palavra para o vereador Gabriel Duarte. Senhora Presidente, senhoras vereadoras, vereadores, colegas aqui presentes, aos ouvintes da Rádio Rio Brígida, aos que acompanham pelas redes sociais e também aos que nos acompanham aqui no plenário, Amadeus e os servidores e assessores desta casa. As indicações que foram apresentadas aqui de bom tom e de boa eficiência, porque todas elas retratam um anseio, anseios de comunidades, anseios de atendimento da população. O vereador Aurílio foi muito feliz com relação às indicações, principalmente essa do cemitério de rancharia, que realmente é uma problemática e às vezes se deparamos de situações e que só vai conseguir através dessa parceria. Além dos calçamentos, que foram bem lembrados, lá na Bela Vista, em quatro ruas, e também do assentamento Nova Esperança, ali no Calombi. Bem como as indicações de Júnior, o vereador Júnior, referente à restauração do Parque do Motocross, que é uma ação que leva ao turismo, leva ao engrandecimento da população referente ao comércio local, à questão também de lazer, que proporciona justamente também uma interação com a população.

E também um anseio bem antigo, que é justamente essa reforma da quadra, da quadra esportiva lá do povoado de Mato Grosso. Bem lembrado, bem colocado, e a gente tem o nosso apoio aqui da Casa, como bem foi falado em sessões anteriores, em legislaturas anteriores, mas que está sendo reforçado aqui nesse momento. E com o apoio de todos os vereadores, nós que estamos aqui presentes nessas legislaturas, também fazemos esse apoio. Bem colocado todas as indicações. E faço esse apelo também ao excelentíssimo prefeito, que possa também colocar em execução essas indicações que foram apresentadas por essa Casa no dia de hoje. Então, muito obrigado, senhora presidenta, pelo espaço. Mais algum vereador quer fazer uso da palavra? Não tendo mais nenhum pronunciamento dos vereadores,

 

Grande Expediente (Art. 122 RI):

I. Facultada a Palavra aos Vereadores. (Art. 123 RI)

passamos para o grande expediente. E a palavra está facultada aos vereadores. Mais algum vereador quer fazer uso da palavra? Passo a palavra para o vereador Júnior Leonel. Só voltando em relação ao comentário do vereador Rozali sobre as indicações do Mato Grosso. Parabéns pela sua preocupação, porém eu, vereador, não estou aqui também para debater a paternidade de indicações. Eu acho que quem trouxe a indicação para cá, independente de qual seja, ela tem que ser levada a sério e que se faça o possível para ser resolvida. E continuarei trazendo indicações de todo o município, porque é o papel do vereador ouvir as pessoas no município, nos quatro cantos, como assim eu faço, e trazer para cá, para a Câmara, levar ao Executivo.

O sentido etimológico da palavra política é a arte de governar, para que elas sintam-se satisfeitas com o poder público, com os agentes, para que vejam seus impostos sejam aplicados, de fato, na melhoria da vida do nosso povo. Então, é uma preocupação minha com o bem-estar do nosso povo. Trouxe várias indicações, quase todas as sessões, trago uma, duas indicações aqui, porque ando esse município, ando os quatro cantos do município, e vejo onde precisa-se melhorar, vejo que está bom, beleza, onde precisa melhorar. O povo me chama para conversar e trago. Se a gente não trouxer o anseio do povo, não trouxer o que precisasse melhorar no município, para mim, não estarei cumprindo 100% o meu papel de parlamentar desse município. Em relação, foi indagado aqui nos comentários, não pude deixar de ver, a pavimentação e saneamento da Vila Gregório. Um fiel eleitor nosso, um fiel... não. Um fiel espectador nosso aqui citou. Parabéns, obrigado pelo seu interesse no Poder Legislativo.

E levei, em relação à pavimentação e saneamento, estive em loco, não só uma vez, duas vezes, e passo lá de vez em quando e vejo a necessidade, lá na Vila Gregório, levei para o prefeito, e farei o possível para que o prefeito, para que nós unimos o esforço para que seja realizada essa pavimentação lá na Vila Gregório. O povo lá merece, o povo precisa de um saneamento digno naquela rua, não só lá, mas também em outras ruas aqui em Granito, onde também fui solicitado e estive em loco e levando para o prefeito. Se eu trouxesse todas as indicações para cá, eu acho que não cabia não, porque ando e escuto muito o povo, porque sou pago para isso e tenho feito isso com afinco, com prazer, porque tenho prazer de legislar. Então eu agradeço a todos vocês que estão assistindo através das redes sociais. Obrigado, meus amigos que vieram aqui assistir presencialmente. Essas são minhas palavras, muito obrigado, senhor vereador, senhor presidente. Adeus, seja dada toda a honra e toda a glória, e continuaremos firme e forte, sem temer a nada e nem a ninguém, porque não tenho medo de lutar pelo bem do nosso povo. Mais algum vereador quer fazer uso da palavra? Passo a palavra para a vereadora Rozali Oliveira. Como o vereador Júnior falou, aqui tem uma pessoa que realmente é fiel. Ele não perde uma sessão e ele tem toda a razão de cobrar. É aquele esgoto na Vila Gregório. Isso ali não é de hoje, não. A gente fez indicação aqui daquelas ruas, Antônio Gregório de Sousa e Antônio Juvino. E até hoje eu não sei o que é que tem contra aquele povo que a lama numa seca dessa mas se você for no seu carro, é capaz de você atolar. Então, meus caros moradores daquela vila, vocês sabem o que eu já tentei fazer, mas vocês também sabem da realidade do município, como se encontra.

Nós estamos aqui nesta casa simplesmente para fazer indicação. Nós não temos aqui como cobrar o que estiver bom, está bom, e o que estiver ruim, a gente tem que dizer amém. Então, eu me sinto, hoje, eu me sinto desmotivada pôr o que está acontecendo nesta casa. Porque ninguém debate mais o que está acontecendo. Ninguém reclama do errado, das coisas mau feitas. Tudo está maravilhoso, aqui tudo está bem. E eu não vejo, Aurílio, tem muita coisa errada, tem muitos lugares que precisam, como eu parabenizo por a sua indicação lá do cemitério, como também do assentamento Nova Esperança, que ali, fofo, esperou quatro anos também. Ali, o senhor sabe disso, Vanvan. E a gente tem que só ficar aqui lamentando e esperar que um dia esse povo seja visto. Porque eu acredito que aqui tem ruas que não tem nenhuma casa e hoje é calçada. Já tem seu calçamento, é toda pavimentada, enquanto a Vila Gregório é daquele jeito. Não sei o que acontece com aquele povo, porque não merece, que vão ter que fazer aquele calçamento um dia. Eu tenho certeza, como também a doação daqueles terrenos. Quantas pessoas querem fazer um quarto para sair do aluguel? Porque se eu estivesse aqui, mil casas, eu já estava todas alugadas. E no nosso município, na sede do município, tem terrenos e não dão a quem precisa de construir uma casinha para sair do aluguel, principalmente quem tem só o Bolsa Família.

Eu acho isso uma injustiça. Hoje, eu saí de casa, eu disse, meu Deus, me dê sabedoria, porque eu não aguento mais cobrar tanto e não ser atendida. Não é porque eu não bajule o prefeito, não. Eu não vou bajular ninguém. Ninguém não pensa que eu vou fazer isso, mas é a obrigação do prefeito fazer o que o povo está pedindo. Não é a vereadora, não, é o povo que a conhece. Então, que o prefeito viesse aqui. Aí, sim, porque eu gosto de dizer as coisas na cara. Então, o que está certo, está certo, e o que está errado, está errado. Obrigada, presidente. Mais algum vereador quer fazer uso da palavra? Passa a palavra para a vereadora Ana Maria. Boa noite aos telespectadores ouvintes da rádio. Boa noite meus colegas vereadores, minhas colegas vereadoras, a todos que estão aqui assistindo no plenário. Gostaria, Gabriela, mais uma vez, me solidarizar com... Ai, meu Deus, faltou, mas você sabe do sentimento pela perca do nosso amigo Renato, seu irmão, um granitense, que amava o granito, todo mundo sabe, pegou todo mundo de surpresa.

Gostaria de falar sobre o que a colega falou, dos pipas da água, da falta de água. Foram contratados mais três pipas para o município. E, assim, ainda ter gente passando sede é complicado. Acho que pode ser que o pessoal não esteja chegando até a secretaria, porque, assim, no começo estava difícil, estava difícil, só um pipa não dava, não dava de conta. E, assim, até o momento. Nós ficamos preocupados, porque quem está com sede, não espera, conforme você espera, mas sede não. Então, tem o local que está sendo mais prejudicado, porque, como eu digo, a sede não se espera. E, no momento, minhas palavras são essas. Obrigada, presidente. Mais algum vereador quer fazer uso da palavra? Passa a palavra para o vereador Aurílio Lacerda. Eu vou falar aqui, relacionado aos pipas, que a vereadora Rozali, ela demonstrou uma preocupação aqui e, se realmente está faltando, se tem alguém passando sede, não é uma preocupação só dela, é uma preocupação de todos os vereadores, é uma preocupação do Poder Executivo, do Poder Legislativo, da sociedade em si, porque a água é o bem mais precioso da humanidade e ninguém pode viver sem água. Mas, veja só, vereadora, eu peço até que a senhora presidente lhe dê a parte para a senhora responder. A senhora poderia pedir para essas pessoas fazer relação, procurar o secretário de Agricultura, que desde já o parabenizou ele, que ele se preocupou bastante relacionado a essa operação pipa, e muitas pessoas daquela região, Lagoa Nova, por onde eu ando por aí, as pessoas sempre elogiam dizendo que solicitam ao secretário e de imediatamente a água chega.

Hoje nós temos um pipa agregado, um pipa da Lagoa Nova, um pipa de Gola, tem o pipa da Prefeitura, tem um pipa de Antônio Santana, são três pipas agregadas. Então esses pipas, esse leno, eles podem colocar 90 carradas de águas por mês. Um pipa da Prefeitura e mais, se eu não me engano, 12 pipas do Exército, não é para estar acontecendo, não é para ninguém estar passando cedo no nosso município, porque o suporte tem, agora se está acontecendo algum problema, então a senhora, quando as pessoas lhe procurarem, a senhora é maneira de se direcionar diretamente à Secretaria, levar o nome para resolver esse problema. Porque eu digo à senhora que o secretário está aí à disposição para receber todas as pessoas que o procurarem, que ele é acessível, a senhora conhece ele, Betinho, e assim, eu vejo que a senhora trouxe o problema. Então se realmente existe um problema, o problema tem que ser solucionado, por quê? Porque tem a estrutura, tem a estrutura, tem a estrutura para resolver. Então se não está resolvendo, é porque está tendo alguma falha. Então a gente precisa saber onde é que está a falha, porque a senhora me entende como é que eu estou dizendo, a estrutura tem. Então se não está sendo resolvido, é porque tem alguma falha. Então a senhora oferece as pessoas para se direcionar à Secretaria, a senhora mesmo pode procurar o secretário e dizer que está acontecendo isso, porque o problema tem que ser resolvido. E não se pode, não tem distinção de nada. Então eu digo à senhora do município. Passo a palavra pra senhora vereadora Rozali. Obrigada vereador Aurílio, por me entender, que jamais eu ia dizer uma coisa que não fosse verdade. Eu conversei com o Betinho, antes de contratar esses pipa, vi a preocupação dele, ele estava preocupado, ele nunca deixou de me atender, e pedi para essas pessoas também procurá-los. Aí eu disse, não, eu não tenho um cadastro do exército. Façam, porque onde o exército coloca água para beber é muito bom. Água saudável, todo mundo sabe. Agora minha pergunta, onde estão pegando essas águas, esses pipa estão pegando água que seja mais ou menos para o consumo humano? Porque a Compesa melhorou muito, nós sabemos que essa da semana passada para cá, a Compesa melhorou muito, graças a Deus, desses 15 dias não faltou mais água, mas tem essa preocupação, onde pega água, onde estão pegando água? Totonho sabe muito bem como é a situação desse povo, a procura por água, ele não tem condições de colocar, e vê, a gente sente a preocupação.

As mensagens que o pessoal manda, Aurílio, é muito, a gente fica com o coração partido não poder ajudá-los, mas eu sempre digo, procure Betinho, eu posso até mostrar as mensagens, procure o secretário, eu tenho certeza que ele vai resolver, porque eu não tenho pipa. O vereador, eu acredito que nenhum da gente aqui tem condições de manter as casas das pessoas com carro-pipa. Então, eu acredito que, com esses três pipas, se fosse para colocar realmente o roteiro certo, daria sim. Agora, também temos que ver de onde está vindo essa água. Será que dá para esse povo beber? A senhora vereadora sabe, qualquer um sabe de onde está vindo a água? Pronto. Então, é bom porque o povo fique sabendo que pode utilizar da água. Então, muito obrigada. Senhora presidente, eu fui citado, peço a sua parte. Peço a sua parte para o vereador Aurílio Lacerda. Senhora vereadora Rozali, eles estão pegando a água no miudinho. Agora, o exército é lá para o lado do... Serra Branca, lá, eu não sei nem onde é que eles estão pegando a água. Agora, a água que eles estão pegando aqui é a água do miudinho. Se pegar alguma carrada que não foi de lá, aí eu não tenho conhecimento, mas a água do miudinho está própria para o consumo. É água boa. Inclusive, aquele pessoal da região, quando vão pedir água, eles dizem logo, bote a água do miudinho. E nós temos também outro manancial, que foi feita uma limpeza lá, que a água é excelente também, é o manancial da Barrinha. Então, os dois mananciais, que a água é melhor aqui no nosso município, é o miudinho e a Barrinha. Eu estive com o secretário esses dias, há poucos dias aí, no início, senhora vereadora, estava uma fila enorme de pedido de água, mas quando foram contratados os pipas, ele disse a mim que a fila está contratada. A lista está controlada aqui, a lista está controlada, e sempre quando as pessoas pedem, ele nota lá e encaminha para os pipeiros e ele disse a mim que em menos de oito dias está chegando a água. Então, eu acredito que a senhora pode mandar para ele, mandar as pessoas procurarem ele, que se resolve. Muito obrigado. Mais algum vereador que fazia uso da palavra? Passa a palavra para o vereador Gabriel Duarte.

Eu gostaria apenas, nesse momento, usar o espaço desta casa também para agradecer a todas as pessoas, os amigos, novos colegas, aos parentes que apresentaram suas condolências, à minha pessoa, a todos os familiares, pela perca de meu irmão, que no último dia 28, de uma forma repentina, a gente acabou perdendo o meu irmão, lá em São Paulo, e foi um abalo, principalmente eu fiquei sem chão nesse dia. E estou aqui para agradecer a cada um. Ele mesmo morando em São Paulo, mas sempre esse laço de estar em Granito, mesmo não com a mãe. Então, agradecer a cada um, de coração, a todos que se solidarizaram com essa perca. Então, essas seriam as minhas palavras, senhora presidenta, e agradeço o espaço. Muito obrigado. Mais algum vereador que fazia uso da palavra? Passa a palavra para o vereador Wanderson Menezes. Boa tarde, senhores vereadores, senhora presidenta. Boa noite a todos aqui presentes. Gabriel, eu conheci também seu irmão, fiquei sabendo agora, essa fatalidade, meus sentimentos para toda a sua família, para toda a sua família, e é triste, não é? Uma pessoa nova, a gente perdeu a etiqueta.

Começa na vida, uma pessoa nova, Renato, conheci ele, uma pessoa boa, maravilhosa, se sinta abraçado também, toda a sua família por mim, e os meus sentimentos para toda a sua família, meu amigo. Quando se trata de água, de caminhão-pipa, esses assuntos, a gente sabe que é de longas datas, que não é fácil ser resolvido, e entra governo, sai governo, e a gente sabe que esse tema na Câmara rola já há muito tempo. Já estou aqui no quarto mandato, a gente sabe que existem dificuldades, existe a dificuldade também de água, mas assim, amigos, essa questão, quando fala que não se trata de política, ou A ou B, é complicado, porque a gente tem reclamação, a gente vê na zona rural, escuta as pessoas dizendo que teve na secretaria, não deu certo essa água chegar, e a gente vê favorecendo a uns e a outros não. Mas é complicado, quando a gente usa essa palavra, porque não se trata de política. Às vezes, sim, a gente vê pessoas mais beneficiadas, sim, que não... que seja opositor ou situação, no caso, a situação é mais beneficiada, sim, do que os opositores, até porque Granito é uma cidade pequena, Granito é uma cidade pequena, todos nós conhecemos cada eleitor desse município, conhecemos cada pessoa, quem apoiou, quem votou, o seu vereador, quem votou, e, logicamente, que isso vai sempre existir.

Mas peço, gostaria de fazer aqui também, senhor presidente, um requerimento verbal dentro dessa casa, através do regimento interno dessa casa, que a senhora solicitasse ao senhor prefeito o valor desse contrato, a localidade que está pegando a água, onde está pegando essa água, e os valores, os valores desse contrato, quem são os motoristas, se são realmente adequados. Então, eu, como vereador, gostaria de fazer esse requerimento verbal, e gostaria que a senhora presidente encaminhasse para o executivo, que a gente ficasse par, para a gente poder, numa próxima sessão, se for possível, a gente divulgar, e quem são os pipeiros, para evitar esse mal estar de achar que os caminhões não estão sendo contratados, não estão colocando agua, por que podem dizer que estão ganhando sem colocar agua e a gente tem que saber se esses contratos são pagos por carrada d’água se é por mês. Eu queria esse requerimento. 

 

Fim da Sessão:

Não tendo mais nenhum pronunciamento dos vereadores declaro a sessão encerrada. A senhora presidente declara a sessão encerrada e mandou que lavrasse a presente ata, que após lida e aprovada segue assinada por mim Jussara Moraes Cordeiro e os vereadores presentes, para maiores detalhes desta sessão encontra-se nas gravações nos canais desta casa na sala das sessões 30 de setembro de 2025.




Lista de Presença na Ordem do Dia
Ana Maria / PT
Aurílio Lacerda de Alencar / PT
Fátima do Sindicato / PT
Gabriel Duarte / PT
Júnior Leonel / PT
Rozali Oliveira / PSD
Wanderson Menezes (Vanvan) / PSD



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Indicação nº 50 de 2025
Autor: Aurílio Lacerda de Alencar
Número de Protocolo: 93
Indica ao Excelentíssimo Senhor George Washington Pereira Alencar, Prefeito do Município de Granito – PE, que seja providenciada, a pavimentação em paralelepípedo nas vias internas do Assentamento Nova Esperança II, situado na zona rural deste município.
Matéria lida
2 - Indicação nº 51 de 2025
Autor: Aurílio Lacerda de Alencar
Número de Protocolo: 94
Indica ao Excelentíssimo Senhor George Washington Pereira Alencar, Prefeito do Município de Granito – PE, que seja providenciada, a pavimentação em paralelepípedo nas ruas projetadas do distrito Bela vista bem como nas ruas Zé Bedeu, Cornélio Carlos de Alencar, Padre Cícero, Asa Branca situado no distrito citado deste município.
Matéria lida
3 - Indicação nº 39 de 2025
Autor: Júnior Leonel
Número de Protocolo: 81
Sugere ao Poder Executivo Municipal a RESTAURAÇÃO DO PARQUE E DO EVENTO MOTOCROS - Granito-Pe.
Matéria não lida
4 - Indicação nº 41 de 2025
Autor: Júnior Leonel
Número de Protocolo: 83
Sugere a revitalização da quadra esportiva do Povoado de São Sebastião Popular Mato Grosso, e a implantação de iluminação adequada, com o objetivo de proporcionar melhores condições para a prática de atividades esportivas e culturais.
Matéria não votada
5 - Indicação nº 52 de 2025
Autor: Aurílio Lacerda de Alencar
Número de Protocolo: 98
Indica ao Poder Executivo Municipal que adote providências, junto ao Município de Exu/PE, para celebrar termo de cooperação ou cessão de uso do cemitério localizado no Distrito de Rancharia, atualmente sob jurisdição de Exu, mas situado geograficamente em Granito, a fim de transferir a gestão e administração para o Município de Granito.
Matéria não lida



Conteúdo Multimídia