I. Apresentação das Chapas e Eleição da Mesa Diretora para o Exercício da 2ª Sessão Legislativa da 15ª Legislatura no de 2026.
I.I - Requerimento nº 8 de 2025 - Chapa 1
Boa tarde, Sr. Presidente Filipe Belém; boa tarde, companheiros vereadores Gabriel Duarte, Júnior Leonel, Tofinho; companheiras vereadoras Ana Maria, Rozali e Fátima do Sindicato. Quero cumprimentar todos os secretários aqui presentes, cumprimentar o assessor jurídico Dr. Agripino, cumprimentar meu amigo Ramon, cumprimentar meus amigos que vêm chegando aí, cumprimentar meus irmãos que estão presentes, Alzeny e Eudes, e cumprimentar toda a população de Granito que nos ouve através da Rádio Rio Brígida FM, que também nos acompanha pelas redes sociais.
Neste momento daremos início à 19ª sessão ordinária e hoje, de acordo com o artigo 10 do Regimento Interno, a sessão que dará a votação da mesa diretora para o exercício de 2026 acontecerá na penúltima sessão ordinária. Hoje nós temos uma sessão ordinária especial. Ordinária especial porque é uma sessão destinada apenas para a eleição da mesa diretora. A ordem do dia, de acordo com o artigo 119 do Regimento Interno, é o item 1: a apresentação da chapa e a eleição da mesa diretora para o exercício da 2ª Sessão Legislativa da 15ª Legislatura, no ano de 2026.
Requerimento nº 08 de 2025 – Chapa 1. Requerimento de registro de chapa para a eleição da mesa diretora. Sr. Presidente, os vereadores abaixo assinados, integrantes desta Câmara Municipal, vêm respeitosamente requerer o registro da chapa denominada Chapa 1 para concorrer à eleição da mesa diretora referente à 2ª Sessão Legislativa da 15ª Legislatura, no ano de 2026, conforme dispõe o Regimento Interno, que diz em seu artigo 10: a eleição para a renovação da mesa diretora será realizada na penúltima sessão ordinária de cada sessão legislativa.
Portanto, a composição da chapa é a seguinte: Presidente – Aurílio Lacerda de Alencar (PT); Vice-presidente – Francisco Leonel Ferreira Júnior (PT); Primeiro-secretário – Francisco Duarte Gabriel (PT); Segundo-secretária – Ana Maria de Oliveira Peixoto Soares (PT). Nestes termos, pede deferimento. Granito, 7 de novembro de 2025. Atenciosamente, Aurílio Lacerda de Alencar, candidato à presidência da Chapa 1.
Peço ao primeiro-secretário para colocar a chapa em votação. Colocando a chapa em votação: como vota a ilustre vereadora Ana Maria? Eu voto sim à Chapa 1. Peço o voto ao excelentíssimo senhor vereador Aurílio Lacerda: voto Chapa 1. Como vota o excelentíssimo senhor presidente Filipe Belém? Voto sim, Chapa 1. Como vota a nobre vereadora Fátima do Sindicato? Voto sim à Chapa 1. Como vota o nobre vereador Gabriel Duarte? Voto sim à Chapa 1. Como vota o nobre vereador Júnior Leonel? Boa noite, senhoras e senhores. Satisfação muito grande receber todos aqui. Sintam-se todos abraçados por este parlamento: nosso vice-prefeito, todos os secretários e nossos amigos aqui, Alexandre, Ramon. Eu voto Chapa 1. Como vota a nobre vereadora Rozali Oliveira? Eu vou me abster. Como vota o nobre vereador Onofre Neto? Eu voto sim à Chapa 1.
A chapa teve sete votos favoráveis e uma abstenção. Chapa aprovada. Algum vereador quer usar a palavra? Passo a palavra para o excelentíssimo senhor vereador Onofre Neto. Boa tarde, senhor presidente, colegas vereadores e vereadoras, todos aqui presentes. Só explicar por que a gente da oposição não teve chapa: por questão regimental da casa a gente não pode apresentar chapa, porque precisa de quatro membros e a gente só tem um. E meu voto no vereador Aurílio, no meu entender, não via motivo nem sentido de eu ser contra, por a gente não ter chapa e também por sermos família. A gente é simplesmente adversário político, mas não inimigo. E desejo boa sorte ao novo presidente e uma crítica ao que vai deixar de ser presidente: que o novo presidente seja um pouquinho melhor, dê mais atenção aos vereadores, porque o presidente que passou aqui deixou muito a desejar. Muito obrigado e boa sorte, presidente.
Mais algum vereador quer usar a palavra? Passo a palavra para a excelentíssima senhora vereadora Rozali. Boa tarde a todos. Quero cumprimentar a todos os presentes hoje nesta casa, que está lotada. Aproveito para parabenizar o novo presidente, Aurílio Lacerda, como eu já havia falado a ele mesmo, que eu ia me abster do voto, mas lhe desejo sucesso e que não aconteça o que aconteceu este ano, porque até um projeto que a gente apresentava aqui era vetado. A gente não tinha direito de ir a congresso, e eu tenho certeza que Aurílio é diferente, que ele sabe o que é ser vereador, ele sabe que o vereador precisa de conhecimentos, e a gente só adquire conhecimento indo aos congressos. É lá que a gente obtém muitos conhecimentos. Eu sei que o ano passado o Aurílio foi presidente desta casa e ele viu essa necessidade, e a gente conseguiu participar de vários congressos. Então, não fiquei satisfeita este ano, porque a gente não teve oportunidade de trabalhar. Nós, da oposição, não tivemos o direito de sequer um projeto ser aprovado aqui. Isso entristece, porque prejudica não a vereadora Rozali ou a oposição, mas o município de Granito. Isso nos deixa tristes e revoltados. Muitas vezes cheguei aqui revoltada com o que aconteceu. — “Vamos falar só do assunto.” — Mas é a oportunidade, e eu estou com a palavra, senhor presidente. — “Mas a palavra tem que ser falada de acordo com a matéria, viu?” — Essa é a matéria, eu estou parabenizando. — “Vamos falar sobre a votação da mesa.” — Graças a Deus este ano já está acabando, mas ainda temos mais uma. — “Pode cortar, presidente.” — Mas eu vou continuar, tem outras sessões aí pela frente. Muito obrigada.
Mais algum vereador quer usar a palavra? Passo a palavra para o excelentíssimo senhor vereador Gabriel Duarte. Então, boa tarde a todos, caros vereadores e vereadoras aqui presentes. Cumprimento também os que estão aqui conosco na plateia: nosso vice-prefeito, nossos secretários, o nosso ex-prefeito João Bosco Lacerda e demais autoridades que estão nos acompanhando aqui, assim como a população, os que nos ouvem pelas redes sociais e pela rádio. Gostaria de parabenizar o presidente, o novo presidente eleito da Chapa 1, Aurílio, para que possamos desempenhar bem o trabalho aqui no próximo ano, e agradecer também ao presidente Filipe pela sua disponibilidade e pela condução desta casa durante o ano de 2025. Que as boas sortes sejam lançadas também para Aurílio. Muito obrigado, senhor presidente, e também pela oportunidade de compor a chapa que teve êxito aqui neste momento. Muito obrigado a todos.
Mais algum vereador? Passo a palavra para a excelentíssima senhora vereadora Ana Maria. Boa noite, meus colegas vereadores e vereadoras, o pessoal que nos assiste pelas redes sociais. Boa noite a todos que estão aqui presentes: secretários, o nosso ex-prefeito João Bosco, o nosso vice-prefeito Givaldo. Sejam todos bem-vindos mais uma vez à nossa casa. Parabenizo meu colega Aurílio, que ele faça uma boa gestão, e estamos juntos para trabalhar pelo bem do município. Agradeço ao nosso presidente Filipe Belém, por este ano que esteve à frente da presidência, cuidando da casa e de todos nós. Muito obrigada e boa noite a todos.
Mais algum vereador quer usar a palavra? Passo a palavra para o excelentíssimo senhor vereador Júnior Leonel. Dando continuidade às minhas saudações, saúdo aqui o nosso ex-prefeito João Bosco, sua esposa, aos demais que adentraram aqui ao nosso parlamento. É uma felicidade muito grande ver esta casa cheia. Quem dera fosse assim todos os dias, todas as sessões. Meus colegas, sintam-se abraçados. A todos que nos assistem através das redes sociais e da Rádio Rio Brígida FM, uma satisfação muito grande. Se hoje muita gente me perguntou: “Ei, vice-presidente, ganha mais? Por que você quer ser, se não ganha mais?” Quem conhece a minha história, quem conhece a minha luta, sabe que eu não estou aqui só por dinheiro; estou aqui por uma missão de vida, uma missão em servir. O sentido etimológico da palavra política é a arte de governar a cidade. A política moderna, quando surgiu, trouxe em si novos incrementos, mas nós, como políticos, nunca podemos esquecer o real sentido desta palavra. Então, para mim, é uma satisfação muito grande, vindo de onde vim, de baixo, hoje ocupar uma cadeira no Legislativo e ser vice-presidente deste Parlamento, dando continuidade aos trabalhos aqui no Legislativo da nossa cidade. Filipe, parabéns pelo ano em que você conduziu esta casa. Desejo sorte daqui para frente também. Aurílio, parabéns e conte sempre comigo; estarei aqui para ajudar de verdade. A todos vocês, meu forte abraço, e que a Deus seja dada toda a honra e toda a glória.
Mais algum vereador vai querer a palavra? Passo a palavra para a excelentíssima senhora vereadora Fátima do Sindicato. Boa noite a todos os colegas vereadores e vereadoras. Boa noite a todos que estão nos acompanhando pelas redes sociais e pela Rádio Rio Brígida FM. Quero cumprimentar o nosso ex-prefeito João Bosco Lacerda, nossa ex-primeira-dama Corrinha, nosso vice-prefeito Givaldo, todos os secretários aqui presentes, Doutor Lano, que chegou agora — sinta-se abraçado aqui na nossa casa — e todos que estão aqui presentes. Neste momento, quero parabenizar o nosso futuro presidente da casa, Aurílio Lacerda, que Deus lhe abençoe e que você possa fazer um bom governo. Agradeço também a Filipe Belém, nosso presidente, pelo tempo em que esteve à frente desta casa, conduzindo os trabalhos, e desejo boa sorte ao nosso amigo Aurílio. Boa noite a todos e que Deus nos abençoe a cada dia.
Passo a palavra para o excelentíssimo senhor vereador Aurílio Lacerda. Quero cumprimentar o nosso vice-prefeito Givaldo Sampaio, cumprimentar o nosso amigo e companheiro de muitas batalhas e baluarte do nosso município, o ex-prefeito João Bosco Lacerda, cumprimentar Lano, que chegou aqui agora também; sintam-se todos abraçados. Quero dizer a vocês que hoje é um dia de muita alegria. Hoje me consagro presidente desta casa a partir do dia 1º de janeiro. Isso é fruto de um trabalho sério e honrado. Há 17 anos milito aqui neste parlamento, mas sempre com lealdade, respeito e responsabilidade. A partir do dia 1º de janeiro, Filipe, sentarei nesta cadeira com a missão de conduzir os trabalhos desta casa e de zelar pelo erário público. Essa responsabilidade exercerei com toda a minha honra e determinação. Quero dizer ao povo de Granito que estarei aqui nesta casa legislativa com as portas abertas para receber cada um de vocês, dialogar e chegar a entendimentos. Farei uma gestão disruptiva, caminhando lado a lado com o povo, onde as pessoas terão voz e vez neste parlamento. Este parlamento é a casa do povo, a casa onde se criam e votam as leis. Essa missão carregarei com orgulho e lealdade. Agradeço de coração a cada um de vocês. Hoje sou vereador, estou vereador, carregando a missão de fazer o melhor pelo povo do nosso município. Quero agradecer de coração e abraçar meus companheiros Gabriel, Júnior Leonel, Onofre, Filipe e também minhas companheiras de parlamento: Ana, Rozali e Fátima do Sindicato. Digo aos senhores vereadores que estarei à disposição e, no que estiver ao meu alcance, farei com maestria. Acredito que teremos em 2026 uma gestão caminhando sempre ao lado do povo. Agradeço a você, Filipe, pelo ano em que conduziu esta casa legislativa, e tenha certeza de que irei conduzir com muita responsabilidade. Agradeço primeiramente a Deus, a Nossa Senhora do Bom Conselho e digo ao povo de Granito que estarei sempre à disposição.