Resumo (8ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 15ª Legislatura)

Impressão PDF

Identificação Básica
Tipo de Sessão: Sessão Ordinária
Abertura: 13/05/2025 - 17:35
Encerramento: 13/05/2025 -



Mesa Diretora
Presidente: Filipe Belém / AVANTE
Vice-Presidente: Fátima do Sindicato / PT
Primeiro-Secretário: Aurílio Lacerda de Alencar / PT
Segundo-Secretário: Gabriel Duarte / PT



Lista de Presença na Sessão
Ana Maria / PT
Aurílio Lacerda de Alencar / PT
Fátima do Sindicato / PT
Filipe Belém / AVANTE
Gabriel Duarte / PT
Júnior Leonel / PT
Onofre Neto (Tofim) / PSD
Rozali Oliveira / PSD
Wanderson Menezes (Vanvan) / PSD






Expedientes
Tribuna Livre:

O Senhor, ex vereador, Sérgio Xávier, se inscreveu para uso da tribuna.

Boa tarde, senhores vereadores, senhoras vereadoras. Boa tarde a todos que estão nos assistindo pelas redes sociais, pela Rádio Rio Brígida. Declaro aberta a sessão da Tribuna Livre do artigo 114 e eu passo a palavra para Sérgio Xavier. Boa tarde a todos, senhoras vereadoras, senhores vereadores. É um prazer imenso estar aqui nessa casa legislativa, a casa do povo, senhores funcionários. Boa tarde a todos de Granito. Bom, o assunto que traz hoje aqui é a situação da água de Granito, a Compesa, né? Cada vez mais precária. Não é, Ana? Você vê aí as ruas como estão, o pessoal dessas ruas todos sofrendo sem água. Tivemos uma reunião na quadra, não sei se foi o ano passado, eu não me lembro mais, mas ano passado, em 2023, né? Em 2023, então, depois daquela reunião, a situação melhorou.

Estava até vindo água de 8 em 8 dias, de 10 em 10 dias, 12 em 12 dias. Mas agora a água está vindo, passando de 30 dias. E a situação é difícil. Inclusive tem pessoas, como o seu Dedo que mora na minha rua, tem dona Daíde muito doente. E eu vejo a situação atrás de um balde d'água para poder tomar um banho, já todos os dois de idade. E vejo a situação das mães com as crianças para ir para a escola para dar banho, senhor presidente. Então, eu vejo uma situação gravíssima, que ainda nós estamos no mês de maio, é um mês ainda de período de inverno. Imagine vocês daqui para setembro, outubro. Então, não vai ser mais 30 dias, vai passar para 60 dias. Então, a gente tem que correr logo.

Então, eu vim pedir aqui à Câmara de Vereador, em nome do povo de Granito, para convocar uma audiência pública na quadra, para que a gente possa trazer de novo o responsável, que é o gerente da Compesa, o gerente da Compesa de Ouricuri, para a gente dizer a ele que a situação de Granito é essa. Eu me lembro naquela época que ele falou que no máximo de 15 em 15 dias chegaria água na rua. Então, a gente quer que ele diga e faça um documento. Porque a Compesa, ela não tem nenhuma responsabilidade com a coisa que é dela, que é de responsabilidade dela. Eu vejo hoje as pessoas tirando do bolso o pouco dinheiro que ganham, um aposentado, às vezes uma mãe de família do Bolsa Família, tirar 100 reais, 200 reais para comprar água.

Isso é uma coisa absurda. Onde a empresa Compesa não está nem aí. As pessoas vão, eu não culpo nem os funcionários aqui, porque os funcionários, eles recebem ordem. E aí, que a solução venha de lá. Esse problema vem de longe, a gente já teve em Recife, como aqui alguns vereadores na época, Onofre, junto com Cícero e outros, a gente teve lá na gerência de Recife. E o caso vem se arrastando e vem cada vez mais ficando pior. Eu peço aos senhores vereadores e vereadoras que a gente una forças e se enganche nessa luta junto ao povo de Granito, porque nesse momento, se a gente unir forças, junto ao Executivo também, a gente pedir essa reunião e que amarre um documento.

A gente não vai mais, se o gerente disser, não, mas vai chegar de 10 em 10 dias, de 15 em 15 dias, vamos fazer um documento. E outra coisa, e quando quebrar, que demorar, A Compesa contrata um pipa e fica abastecendo as ruas. Distrito, Bela Vista, Rancharia Granito. Eu vejo que Moreilândia tem pipa contratada da Compesa. E aqui não tem? Então vamos pressionar para que a Compesa contrate um ou dois pipas para dar o suporte. Para quando quebrar, as pessoas estão recebendo água. Mesmo com a doutora quebrada, mas a pessoa bota o tambor, bota uma caixa na frente da casa fica recebendo água para não tirar do bolso, que as pessoas hoje já estão ganhando, que ganham muito pouco ainda para estar comprando água e pagando conta sem ter água na torneira.

Como é isso uma injustiça? Eu acho que a própria Compesa pode cair em si e saber que é injusto cobrar uma conta que o povo não deve. É como se comprar no mercado, pagar e depois a conta vir de novo. Então a gente só deve pagar o que consome. Então eu peço a vocês, senhores vereadores, vamos engajar juntos nessa luta, pedir uma reunião o mais rápido possível com o gerente da Compesa, para quando chegar no mês de agosto não estar essa situação, porque vai piorar do jeito que está. Então peço, Aurílio também era um guerreiro nessa luta aí da Compesa, a gente engajar junto nessa luta aí. Eu como cidadão de Granito peço a vocês para que se resolva a situação do povo. Então, eram essas palavras que eu queria dizer em nome do povo de Granito. E eu peço à Câmara de Vereadores, junto ao Poder Executivo, que vocês unam a força, junto com o povo, que a gente vai conseguir melhorar esse abastecimento d'água. Muito obrigado. Obrigada, Sérgio Xavier, pelas suas palavras. Algum vereador quer fazer uso da Palavra?

Passo a palavra para o vereador Aurílio Lacerda. Boa tarde, senhores vereadores, senhoras vereadoras, presidente Felipe Belém, Fátima assumiu o posto de presidente. Boa tarde a todos que nos acompanham pelas redes sociais, que nos ouvem também pela rádio Rio Brígida. Cumprimentar o companheiro Sérgio Xavier, meu companheiro, muito tempo aqui no Legislativo, e dizer aos senhores e às senhoras, a toda a população de Granito, que esse problema da Compesa é um problema que vem se arrastando há muito tempo. A gente já batalhou muito, essa foi uma das pautas mais discutidas, não só aqui no nosso município, mas no sertão do Araripe, e a gente não vê resultados. De vez em quando eu frequento o rio São Francisco e vejo que o rio tem água. Então o que falta na Compesa é organização.

Nós sabemos também que nas margens dessas pistas tem muito desvio d'água, muita gente desviando a água, falta fiscalização para que essa água pudesse chegar aqui. Sérgio, é preocupante, nós estamos no mês de maio e tem ruas aí que estão com 30 dias sem chegar água. Bela Vista, várias ruas, há muitos dias sem chegar água, rancharia, e o que nos resta fazer é unir forças e batalhar. Então, eu abraço a sua ideia de convocar uma audiência pública, ao senhor presidente Felipe Belém, encarecidamente, para convocar uma audiência pública, não só com a Compesa, mas precisamos trazer algum órgão da Justiça como Ministério Público, porque a Compesa, A gente faz uma audiência e tudo, mas é importante que tenha alguém que faça parte do poder judiciário, porque também vai dar mais uma força.

Então é importante que seja convocada a compesa, o gerente-geral da compesa, aqui de Ouricuri, para que ele venha aqui nos explicar, dar uma solução. Porque o que nós não podemos é padecer por falta d'água. Há muitos anos que a gente vem com essa problemática. Sabemos que essa adutora foi feita há 20 e poucos anos atrás, a população era menos, dobrou a população, mas existem outras formas de resolver a situação. E eu acredito muito que em breve essa adutora de Negreiros, que é um ramal que vai dar um grande suporte aqui na nossa região, irá acontecer, porque eu acredito no O potencial do governo Lula que está empenhado nessa luta, o governo do Estado também empenhado nessa luta. E eu acredito que com a nossa união, com os nossos esforços, esse problema pode ser solucionado.

Muito obrigado. Passo a palavra para a vereadora Ana Maria. Boa tarde, colegas vereadores, boa tarde, minhas colegas vereadoras, boa tarde a todos aqui. Parabenizo o Sérgio por essa iniciativa e a todos que estão aqui. É um problema sério esse da água que a gente enfrenta por muito tempo e a gente precisa provocar mesmo. Precisamos fazer movimentos, precisamos correr atrás, porque se faz uma reunião, se promete uma coisa e não é cumprido, não é isso? E a gente precisa provocar mesmo, e eu parabenizar todos que estão aqui presentes, que não é fácil, você passa sem comer, mas sem água ninguém passa, não é? E, pelo menos lá na minha rua, são 40 dias sem água. E a conta chega, não é, minha gente? A conta chega, não é?

Então, queria dizer aqui a vocês que a gente está à disposição de ajudar, de fazer o que seja possível para que essa situação seja resolvida. Obrigada. Mais algum vereador quer fazer uso da palavra? Passa a palavra para o vereador Júnior Leonel. Boa noite, colegas vereadores. Boa tarde ainda, né? E a todos que estão aqui no plenário, muito obrigado pela presença. E a todos que nos escutam através das nossas redes sociais. Isso é um problema crônico, né? Dessa questão da Compesa. Eu estava conversando com o presidente do CISAP, quarta-feira passada, com o prefeito lá de Moreilândia, sobre a ineficiência da Compesa acompanhar o crescimento populacional. Porque, às vezes, aqui em Granito, quando solta muita água, estoura os canos. Os canos que era para eles terem trocado, não era, Sérgio?

Parabéns nisso também, Sérgio, senhor, pela sua fala e pela preocupação. Conto com o meu apoio nessa empreitada aí. Volta e meia eu levo conta lá, viu, Marcos? Volta e meia eu levo conta lá para dar baixa em Bodocó, do povo de rancharia e daqui de Granito também. Porque se não chegar água também não é justo o povo pagar a conta. Então eu levo para lá para a gente dar baixa e a gente chega lá e é um direito nosso, é um direito do povo de pagar só pelo que consome. Infelizmente eles cobram muito dinheiro por um serviço mal prestado, por um descaso. Eu, ano passado, ano atrasado, lá em Rancharia, ficou cinco meses sem água quase, de três para cinco meses sem água. E a gente lutou bastante, depois dessa audiência pública que teve, deu uma melhorada.

Mas a gente já fica com medo, daqui para frente, começa o período de seca e aí o transtorno volta de novo. Então, parabéns a todos aqui, parabéns aos vereadores que abraçaram a causa e contem sempre comigo. Obrigado, senhora presidente. Mais algum vereador quer fazer uso da palavra? Passo a palavra para o vereador Gabriel Duarte. Então, meu boa tarde a todos que nos ouvem, aos que estão aqui presentes, nos acompanhando. Esse é o momento da tribuna livre, né? Parabenizar também esse momento, que Sérgio, pelas palavras que ele colocou aqui, que é de fato uma problemática importante. Outrora, em outra sessão, eu fiz essa observação, já ainda no mês de fevereiro, essa problemática da água. E hoje, mais de três meses, a gente também já vê esse reflexo. Imagine quando estiver de fato com a seca.

Como será? E a gente está aqui de braços abertos, de portas abertas, para de fato fazer força, unir força, a população, os órgãos, como bem o vereador Aurílio falou, colocar outras instituições para que também possam estar conosco, fazendo esse amparo e essa luta, que é a água. A água é vida. Eu lembro aqui, no ano retrasado, que também houve essa audiência, houve esse intimado do gerente, ele colocou-se à disposição, mas houve pouca solução. Até o Ministério Público teve um momento que ele esteve até em busca de solucionar. Foi aberto um inquérito administrativo e ainda está precisando para fazer com que o Ministério Público também coloque à disposição da gente, da população, fazendo com que ele também possa nos ajudar. Contem conosco, a gente está aqui de portas abertas, e contem comigo para fazer esse ultimato e essa audiência. Então, muito obrigado, senhora presidente.

Mais algum vereador quer fazer da palavra? Passa a palavra para a vereadora Rozali. Eu cheguei um pouco atrasada, vocês desculpem aí. Eu ter chegado um pouco atrasada, porque eu não gosto de me atrasar, não. Hoje foi outro motivo, até água mesmo. É muito preocupante a nossa situação aqui, tanto na cidade como na zona rural. Nós sabemos, o problema é sério da Compesa, não podemos culpar só os funcionários, daqui de Ouricuri, porque nós sabemos que essa adutora do Oeste, ela foi feita para 10 anos e está com mais de 25 anos. Então, essa tubulação, ela não suporta mais, se eles abrirem o registro para jogar mais água, estoura os canos em todos os lugares. Então, a única solução que nós temos é a adutora do Negreiros. Isso é um sonho de todo o Araripe.

O ano passado a gente foi a Brasília, alguns vereadores aqui, nós fomos a Brasília atrás de resolver o problema do Araripe, não só de Granito, mas do Araripe, juntamente com os vereadores de Araripina, Ipubi, Trindade, Bodocó. As cidades do Araripe foram bem representada lá, estivemos no Ministério, estivemos com a governadora Raquel Lira e a única coisa que nós temos que fazer é esperar a boa vontade dos políticos e colocar em prática o documento e a doutora de Negreiros, porque sai daqui de Salgueiro e vai matar a sede de todo mundo. A gente se preocupa com o município no geral. Nós não temos um manancial. Me diga aqui se nós enfrentarmos uma seca, onde vamos pegar água potável?

Então, isso nós temos que cobrar de nossos políticos, de nossos deputados, governadores, senadores, para ver se a gente consegue, que a gente saia dessa pendenga que é a água, que tanto a gente fala aqui, tanto a gente reclama. Mas isso eu sei que não só é nós que somos, aqui no Granito os vereadores são desse tamanho. Agora a gente tem que cobrar dos grandes. Agora eu lembrei até do meu amigo Cícero Modesto. A gente tem que cobrar dos grandes, porque não é fácil não, como Ana Maria falou. Nós estamos passando mais de 30 dias sem água na nossa rua. Aí, quando chega, chega muito fraca, não sobe para o reservatório e a gente fica novamente sem água. Mas isso é uma luta, não só dos vereadores.

A gente tem que procurar o prefeito, porque nós não temos força sozinho, não. Vamos lutar, vamos chamar para uma audiência pública, novamente, com a competição, como já foi feita aqui, e deu uma melhorada. É chuta com três meses sem água. Aqui a gente passa 30 dias e já fica todo mundo agoniado. É chuta com três meses. Então, eu quero que a população de Granito saiba que nós estamos aqui e eu mesmo, eu luto por essa água. Eu falo diretamente com responsáveis para ver se, conserta, se tem um meio de, pelo menos quando chegar, jogar só numa rua, fazer um manejo diferente, porque aqui solta para várias ruas, ninguém, quem chega lá no final, não pega água. Então, o certo é colocar dois dias em cada rua, que todo mundo enche seus reservatórios e dá tudo certo. Então, é isso, Sérgio, é muito importante. Qualquer cidadão granitenses é bem-vindo nessa casa. Aqui é o lugar da gente reclamar, reivindicar a situação do que está acontecendo em nosso município. Muito obrigada.

Está declarada encerrada a tribuna livre. E algum assunto que tiver, fica para próximos trabalhos.

Abertura da Sessão:

Aos treze dias do mês de maio de dois mil e vinte e cinto (13/05/2025) às dezessete horas  meia (17:30h) no prédio da Câmara Municipal de Granito – Casa Antônio Agostinho Januário, situada na Avenida José Saraiva Xavier nº 151 centro de Granito Estado de Pernambuco, nos termos legais regidos pela Constituição Federal, Constituição Estadual, Lei Orgânica municipal e Regimento Interno da Câmara Municipal de Granito, estiveram reunidos em assembleia geral ordinariamente os membros do Poder Legislativo Municipal, sob a presidência do presidente: Filipe Cordeiro Belém, Vice presidente: Maria de Fátima Lustosa de Araújo Alencar, Primeiro-Secretário: Aurílio Lacerda de Alencar, Segundo-Secretário: Francisco Duarte Gabriel, bem como os Senhores Vereadores Ana Maria de Oliveira Peixoto Soares, Francisco Leonel Ferreira Júnior, Wanderson Silva de Meneses, Onofre Eufrásio de Luna Neto e Rozali Eufrasina de Oliveira. Verificando o número legal de vereadores presentes, o senhor presidente declarou aberta a sessão, em seguida solicitou do primeiro secretário a leitura da pauta do dia com o seguinte teor: Pequeno expediente (Art.116), 1. Leitura da ata da sessão anterior. 2. Correspondências da semana. 3. Leitura do sumário do expediente recebido pela mesa. 4. Leitura do sumário das proposições encaminhada à mesa. 5. Pronunciamento dos vereadores I - INDICAÇÃO Nº 009/2025 - Autor: Vereador Aurílio Lacerda de Alencar - Ementa: Solicita a criação de uma Comissão Municipal de Fiscalização de Animais de Médio e Grande Porte Soltos em Vias Públicas. II - INDICAÇÃO Nº 010/2025 - Autor: Vereador Aurílio Lacerda de Alencar - Assunto: Solicita ao Prefeito Municipal que requeira à Governadora do Estado de Pernambuco a implantação de sinalizações e serviços de capinação na PE-520 – Rodovia Prefeito Givaldo Sampaio. III - INDICAÇÃO Nº 011/2025 - Autora: Vereadora Rozali Eufrasina de Oliveira, Assunto: Indica ao Sr. Prefeito Municipal de Granito, que seja viabilizado uma casa de apoio na cidade de Ouricuri-PE. IV - INDICAÇÃO Nº 17/2025 - Autor: Francisco Leonel Ferreira Junior, EMENTA: Sugere ao Poder Executivo Municipal a devida sinalização nas entradas dos distritos, comunidades rurais, assentamentos e territórios ribeirinhos do município de Granito. V - INDICAÇÃO Nº 18/2025 - Autor: Francisco Leonel Ferreira Junior, EMENTA: Sugere ao Poder Executivo Municipal a IMPLANTAÇÃO DO PROJETOS DE EDUCAÇÃO VOLTADOS AOS JOVENS DA ZONA RURAL, cursos profissionalizantes específicos para o campo. Vereadores e vereadoras, a todos aqui presentes, nosso amigo Sérgio Xavier, o secretário Betim, e a todos aqui presentes, e a todos que nos acompanham através das redes sociais, através da rádio Rio Brígida FM, uma boa tarde, e vamos dar início aos trabalhos. Vou passar a palavra para o primeiro secretário. 

I. Execução do Hino Municipal Art. 113 RI.

Boa tarde, senhor presidente Felipe Belém, senhoras vereadoras, Senhores vereadores, boa tarde aos que estão aqui presentes. Quero cumprimentar o ex-companheiro do Legislativo, Sérgio Xavier, dizer que seja bem-vindo a esta casa. Secretário Betinho, para mim é um motivo de muita alegria olhar e ver vocês aqui participando das nossas sessões. É importante a participação da população aqui nos debates. E uma boa tarde especial a toda a população de Granito que nos ouve através da rádio Rio Brígida FM, essa rádio que é muito popular aqui no nosso município. E uma boa tarde também a todos que nos acompanham pelas redes sociais. De acordo com o artigo 113 do regimento interno, toda primeira sessão do mês teremos que executar o hino do nosso município. Todos os vereadores de pé, para que a gente possa cantar o hino do nosso município.

II. Leitura de Texto Bíblico Art. 113 RI.

Seguindo o ritual, nós também iremos fazer uma leitura bíblica, né? Leitura dos Apóstolos 11, 19 e 26. Naqueles dias, aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu a morte de Estevão, chegaram a Fenícia, a ilha de Chipre e a cidade de Antioquia. Embora não pregassem a palavra a ninguém que não fosse judeu. Contudo, alguns deles, habitantes de Chipre e da cidade de Sirene, chegaram a Antioquia e começaram a pregar também aos gregos, anunciando-lhes a boa nova do Senhor Jesus. E a mão do Senhor estava com eles. Muitas pessoas acreditaram no Evangelho. E se converteram ao Senhor. A notícia chegou aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém. Então enviaram Barnabé até a Antioquia. Quando Barnabé chegou e viu a graça que Deus havia concedido, ficou muito alegre e exortou a todos para que permanecessem fiéis ao Senhor. Com firmeza de coração, é que ele era um homem bom, cheio de espírito santo e de fé. E uma grande multidão aderiu ao Senhor. Então Barnabé partiu para Tarso, à procura de Saulo. Tendo encontrado Saulo, levou-a a Antioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos naquela igreja. Numerosa multidão. Em Antioquia, os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de cristãos. Palavra do Senhor. Graças a Deus.

Eu peço ao primeiro secretário de continuidade dos trabalhos.

Pequeno Expediente (Art. 116 RI):

I – Leitura e aprovação de ata de sessão anterior;

II – Leitura do sumário do expediente recebido pela Mesa;

III – Leitura do sumário das proposições encaminhadas à Mesa;

IV – Pronunciamento dos Vereadores.

De acordo com o artigo 116 do regimento interno, iremos passar para o pequeno expediente. A aprovação da ata da sessão anterior, a ata posta no grupo. Então, algum vereador tem alguma reclamação a fazer, se é a favor ou contra? Tem alguma manifestação? Ata aprovada. Item 2, leitura do sumário do expediente recebido pela mesa, não temos. Item 3, leitura do sumário das proposições encaminhadas à mesa, não temos. Pronunciamento dos vereadores. A palavra está facultada aos vereadores. Algum vereador quer usar a palavra?

Vou passar a palavra para o excelentíssimo senhor vereador, Wanderson Menezes. Boa tarde. Oi, oi. Boa tarde, senhores vereadores, senhor presidente, senhoras vereadoras aqui presentes. Boa tarde.

Oi, oi. Bem, boa tarde a todos aqui presentes, todos que estão aqui nos ouvindo na rádio Rio Brígida FM, nos meios de comunicação, YouTube, Instagram. Boa tarde, senhor presidente, senhoras vereadoras. Peço desculpa eu ter chegado um pouco atrasado, na hora da tribuna livre, mas gostaria de fazer minha fala na questão da Compesa. Todos nós somos sabedores, como o amigo Sérgio Xavier foi defensor aqui dentro da Compesa, através de uma caixa d'água, vi várias vezes ele defendendo aqui dentro da Compesa, e a gente vinha correndo atrás, sempre junto à população. Tivemos manifestações onde eu participei juntamente à comunidade, juntamente às pessoas de frente da Compesa. Fizemos baixas assinadas, encaminhamos para o Ministério Público. Estive presente em todas essas ações. Levei até na época um paredão para a de frente da Compesa.

E fizemos essas manifestações onde a gente teve um êxito. Melhorou muito, todos nós somos sabedores, a água aqui chegou com mais frequência, chegou melhor nas ruas. E nós sabemos também que na gestão passada do ex-governador, do ex-governador Paulo Câmara, Ele tinha uma grande dificuldade de água, não só aqui em Granito, em todas as regiões em Pernambuco, em todas as localidades de Pernambuco era essa dificuldade. Já com a mudança de governo, com Raquel Lira, Granito melhorou muito essa questão de água. Então, o que a gente tem que correr atrás, o que nós temos que correr atrás é cobrar dos líderes maiores, é cobrar do poder executivo do gestor da cidade, juntamente a nós, legislador, para a gente correr atrás, para a gente ir até Recife, cobrar, a gente fazer palestras também, juntamente com a Compesa, chamar a Compesa novamente aqui, uma audiência pública, e a gente correr atrás, porque eu vejo que a água melhorou, mas a gente quer que vai ficar 100%, mas a gente quer que fique pelo menos 90%, logicamente. Então eu abraço a causa, como eu já vim abraçando em outras gestões minhas, abraço a causa, estou à exposição do povo de Granito para correr atrás, para a gente lutar por melhoria, que água é vida. Sem água a gente não sobrevive e não tem como a gente viver. E todos nós somos sabedores das taxas que a gente paga na Compesa. Então, todos nós temos a obrigação, sim, de cobrar, que é um direito que nós temos. Essas são minhas palavras, Sr. Presidente. Obrigado. Mais algum vereador quer usar a palavra? Passar a palavra para o excelentíssimo Sr. Vereador Júnior Leonel. Nosso Senhor Jesus Cristo, seja dada toda honra e toda glória, e nos ilumine no dia de hoje, nessa sessão.

Saudar novamente a presença do ex-vereador Sérgio Xavier, secretário Betinho e do amigo, o chefe da pega de boi, lá do Zé de Salete, nossa amiga Amadeus. E a todos aqui presentes. E eu queria só fazer um destaque aqui, a gente aconteceu na última quarta a inauguração da Feira do Gado, lá em Timorante, lá em Bela Vista. Na verdade, foi um evento grandioso, muito importante para o desenvolvimento da nossa pecuária aqui do município. Um local estratégico, um investimento muito bem feito e foi sucesso. Mais de 300 animais, não é isso, Felipe? Parabenizar o ex-prefeito pela ideia e o atual prefeito por finalizar esse projeto grandioso, e também ao vereador Aurílio Lacerda, que tanto lutou por aquela feira. Parabenizo todos vocês.

Em relação à água, eu só quero reiterar aqui, que essa água também a gente precisa lutar para que ela, como já foi falado aqui nessa casa, que ela chegue até Lagoa Nova. Não é possível. Tem os canos, tem a água, pouca, mas a gente vai lutar para que aumente. Cheguei lá, porque mesmo na época de abundância de água aqui no granito, na rancharia, lá era pouco. Muita gente com o nome no SPC, né, Vanvan? O nome no SPC, sem receber uma gota d'água. E não podem fazer agro amigo, não podem fazer negócio nenhum no banco, nome sujo, isso é o que aconteceu. Isso é um desrespeito muito grande, é um desrespeito que eu, como parlamentar e representante do povo, não aceito de jeito nenhum e farei o possível para que esse problema também de lá, da Lagoa Nova, se resolva.

Aí dizem, alegam, não, mas, a compesa, tem muito desvio daqui até lá. Que botem uma pessoa para ficar responsável, no dia de água, indo e voltando para ver se tem algum desvio. O que não pode é deixar o povo da Lagoa Nova com sede. O que não pode é deixar o povo do Granito com sede. Então, alguma coisa tem que ser feita. E é muito interessante isso, essa união de todos nós. Não em benefício próprio, mas em benefício do nosso povo. Que água é vida, a gente sabe. Muito obrigado, senhor presidente. Mais algum vereador quer usar a palavra? Passar a palavra para o excelentíssimo senhor vereador Tofin. Boa tarde, senhor presidente, senhoras variadoras, colegas vereadores, todos aqui presentes. Hoje eu venho aqui abordar um assunto do distrito de Lagoa Nova, em respeito ao PSF lá de Lagoa Nova.

Lá o pessoal me informou que está ficando sem alguns atendimentos por questão sem internet. O prefeito retirou a internet de lá e ainda não colocou de volta. E o pessoal está reclamando que não está tendo prevenção. E puericulturas, usando de nossas crianças, por falta de internet, informação é que tem que colocar no sistema. E por essa situação não está tendo esse atendimento. Faço um apelo ao prefeito que recoloca a internet do PSF, que é de grande importância. Muito obrigado, senhor presidente. Mais algum vereador? Passa a palavra para a excelentíssima senhora vereadora Rozali. Boa noite. Presidente, colegas vereadores, vereadoras, a todos os que estão presentes no plenário, quero aqui parabenizar meu menino, Antônio Stenio, pelo seu aniversário, que foi essa semana, e também parabenizar todas as mães do nosso município pelo seu dia.

Que o dia não seja só do segundo domingo do mês de maio, mas que nossas mães sejam homenageadas todos os dias. Elas merecem o carinho, o respeito, o afeto de todos nós. O caso da água da Lagoa Nova, há três anos foi feito uma base. Lá em Joãozinho Apolinário, para que colocasse uma bomba para jogar água para a Lagoa Nova, porque a pressão que tem não chega lá. Então, para chegar água na Lagoa Nova, tem que bombear. Segundo a Compesa, que eu cobro muito isso, é porque eu não faço a propaganda. Mas eu cobro muita água, tanto aqui na sede, como também na Lagoa Nova, como a água da colina, que tanto esforço que nós tivemos de colocar água na colina. Hoje tem água na torneira, vale a pena você chegar na colina?

Não foi promessa de Rozali, não. É fato, eu fui lá, juntamente com a Compesa, lá foi cavado um poço, graças a Deus que deu água boa. Fizeram as instalações de cada casa, colocaram a bomba, só faltava a energia. Aí agora, há pouco tempo, foi colocada a energia do Poço da Colina. Então, que isso, essas ações cheguem nos outros lugares, como na Lagoa Nova, está faltando unicamente a bomba. Segundo Patrícia, da Compesa, ela me falou que essa bomba já está em Ouricuri. Falta a CELPE colocar, porque é grande, tem que ser outra energia. Eu acho isso uma ação que vai valorizar nosso povo, nosso povo precisa. A sede não é brincadeira, você só sabe, uma dona de casa, mãe em seu dia e não ter água.

Isso é muito ruim, não ter água para dar um banho a um filho, para dar um banho a um idoso. A gente ainda se vira, mas tem nossos idosos, tem nossas crianças. Hoje eu cheguei em uma casa e uma criança não foi para a escola porque não tinha água para tomar um banho. Então, isso é muito preocupante e cabe ao poder executivo também se preocupar. Nós temos um PIPA da prefeitura, pode muito bem pegar um PIPA daquele, não deixar o povo com tanta sede, coloca numa rua, uma pega 200 litros, outro pega o que tiver, um reservatório e dá para ir. Se remediando enquanto essa água da Compesa não chega, nós não podemos esperar, se passar um mês, dois meses, nós não vamos deixar o povo morrer de sede.

Então, nós temos um PIPA da Prefeitura que poderia muito bem resolver mais ou menos a situação da nossa cidade. Eu queria outro assunto aqui. Eu acho que Gabriel sabe me informar sobre o calçamento e saneamento daquelas ruas Antônio Jovino e Antônio Gregório de Souza. Porque foi feita a indicação em 2021 por essa vereadora. E eu não sei se esse calçamento está, vai ser feito juntamente com esses que estão sendo agora realizados. Depois, Gabriel, se você puder, se você souber, porque os moradores, eles cobram da gente, e nós temos que dar uma resposta. Lá, quando chove, ninguém passa, os carros não passam, o ano passado foi falado aqui, não foi Aurílio, Vanvan. Tofin, um agente que era vereador, os meninos sabem da situação daquela rua, que foi cobrado várias vezes, porque lá não tinha nenhum aterro.

 

Lá era um atoleiro de esgoto e nenhum aterro tinha. Depois foi que colocaram um aterro e deu uma melhorada, pelo menos para os carros passarem. Então, depois, Gabriel, se o senhor souber, eu queria muito que fosse esclarecida aqui essa situação, porque os moradores daquelas ruas estão querendo saber e nós temos que dar uma resposta ao povo. Muito obrigada, senhor presidente. Mais algum vereador quer usar a palavra? Passar a palavra para o excelentíssimo senhor vereador Gabriel Duarte. Então, meu, boa noite. Nós estamos já se aproximando, né? Gostaria de parabenizar essa casa pela volta da tribuna livre e fazer a convocação da população, aqueles que se sentirem de buscar seus direitos. A casa está aberta e esse é o momento. A gente que participa de outras, vê outras casas.

Vê muito essa ação do pessoal estar utilizando a tribuna livre, para se expor, para colocar as suas ideias, e isso é muito importante. A casa deve promover justamente essas ações. E Sérgio hoje foi muito feliz, já foi vereador aqui, já sabe qual é o procedimento. E isso é muito importante para que a população também possa participar. Um detalhe que a gente também deve colocar, como foi colocado aqui, parabenizar também as mães. Nós temos duas mães vereadoras aqui, então parabenizo a vocês, as mães, não só a vocês, mas através de vocês. Também, Rozali, não é, Rozali? Através de vocês, parabenizo também todas as mães do município, do nosso Pernambuco, do nosso Brasil, do nosso mundo. Então, e saber que cada mãe, de coração, tem a grandeza. A gente sabe disso.

Com relação à pergunta que a vereadora Nos colocou, nos apresentou a questão do saneamento. Eu tenho certeza que já foi licitado, está aguardando apenas recurso. Fico na dúvida só com relação à rua para esse calçamento. Mas poderemos ver. posterior e te dar uma posição, está bom? Mas eu tenho certeza, o saneamento foi licitado, está aguardando apenas questão de recurso. Então, muito obrigado, senhor presidente, pelo ponto dado. Mais algum vereador quer usar a palavra? Passar a palavra para o excelentíssimo senhor vereador Aurílio Lacerda. Nesse momento aqui, eu quero destacar uma grande ação que aconteceu aqui no nosso município na quarta-feira passada, que eu vi um dos meus sonhos sendo concretizado, que era a inauguração, a construção daquela obra e a inauguração da Feira do Gado, junto com o ex-prefeito João Bosco, lutamos bastante para que aquele empreendimento fosse posto ali no povoado de Bela Vista.

Povoado não, que nós já aprovamos a lei aqui, agora é distrito de Bela Vista. Então, foi uma feira agropecuária que aqueceu muito a economia, não só do nosso município, mas da nossa região. Eu vi muitos produtores. Não só do município de Granito, mas de Exu, de Bodocó, trazer os seus animais para ser vendido lá. O pessoal vendendo comida, espetinho, aqueceu a economia e, segundo me informaram, que movimentou dentro da feira uns 260 mil reais. Então, isso demonstra que foi um empreendimento que veio para aquecer a economia do nosso município. Quero agradecer imensamente ao ex-prefeito João Bosco, agradecer também ao prefeito George por ter dado continuidade e ter inaugurado a feira. E tem mais uma grande ação chegando lá no nosso povoado de Bela Vista, que é a construção de uma creche, que também é um sonho que eu estou vendo ele se concretizando.

Quero agradecer a esse empreendimento também ao ex-prefeito João Bosco, à governadora Raquel Lira, que sensibilizou com o projeto e que de imediato liberou recursos para fazer aquela obra. Então é uma obra que vai ajudar muito a melhorar a educação do nosso município, porque nós sabemos que Bela Vista e Lagoa Nova não tem creche. Também tem um projeto para uma creche no distrito de Lagoa Nova, uma creche que vem através do recurso federal, do governo federal. E nós sabemos que as duas escolas do município, as crianças em fase de creche, estudam junto com as crianças do primeiro ao quinto ano, na mesma escola. Então, separando essas crianças, nós vamos ter como dar mais um conforto às crianças, o nível de aprendizagem vai melhorar.

Então, eu estou muito feliz com esses dois empreendimentos que estão sendo, um já foi concretizado e o outro está em fase de execução lá no povoado de Bela Vista. Quero também destacar, domingo passado nós tivemos o dia das mães, foi um dia de celebrarmos o dia das nossas rainhas, eu não tenho mais a minha aqui na terra, ela mora no céu, mas eu sei que é um dia que a gente se comemora, mas o dia da mãe, todos os dias, são dias das mães, porque são as pessoas que estão mais próximas dos seus filhos, com carinho, com amor, com dedicação, com respeito. Quero abraçar a minha companheira Ana. Por ser mãe, lhe parabenizar. Companheira Fátima, por ser mãe, lhe parabenizar também. E todas as mães, não só do nosso município de Granito, mas de todo o nosso Brasil.

E falar também, senhora vereadora Rozali, quando a senhora falou relacionado ao PIPA, esse PIPA do município não para. Ele vive hoje abastecendo escola, abastecendo PSF, abastecendo hospital. E nós sabemos que a Compesa aqui não tem água. Às vezes eu ligo para Betinho, que está aqui, e digo, Betinho, tem possibilidade de deixar uma carrada d'água? Betinho, só olha, Aurílio, a situação é essa. Então, para colocar uma carrada d'água aqui numa escola, se desloca daqui para Bodocó, Nicásio, que é o pipeiro, já foi buscar até em Ouricuri, porque não tinha. Então, não se pode colocar água de um açude numa escola. No hospital tem que ser água tratada e água da Compesa. Então, a gente está tendo essa dificuldade. Mas eu acredito que o senhor prefeito pode se sensibilizar futuramente, contratar um PIPA ou 2 para dar um suporte à nossa população.

Não só na zona urbana, mas também na zona rural, que nós sabemos que o período de estiagem está chegando aí e ninguém tem água suficiente para se manter o ano todo. Essa questão da Compesa, Rozali já é veterana aqui na Câmara, o vereador Onofre, Vanvan, sabe que é uma luta que a gente sempre bate nessa tecla. Mas que a gente até hoje não obtivemos êxito. Tivemos aquela audiência pública, melhorou um pouco, todos nós sabemos que melhorou um pouco, o vereador Vanvan fez movimento, levou o carro de som e tudo. Então o que nos resta fazer é pressionar a Compesa. Nos unirmos os vereadores em busca da população, realizar uma audiência pública, trazer o Ministério Público também para nos dar um apoio, para ver se a gente ameniza essa situação.

Mas tenho certeza absoluta que o problema só será resolvido quando for concretizado, Rozali, a obra de Negreiros. Porque nós sabemos que essa Doutora foi feita há mais de 20 anos atrás. Dobrou nesse período de 20 anos. Então, a total d’água que chega, mesmo tendo os desvios nas estradas, mesmo que não tivesse, não daria para suprir a necessidade da nossa população da região do Araripe. Mas eu tenho muita fé, acredito muito, que o governo Lula vai investir, a governadora do Estado, para que essa obra saia do papel e a nossa população pare tanto de sofrer, por falta d'água. Muito obrigado, senhor presidente. Mais algum vereador? Vamos passar para o grande expediente. Vou passar a palavra para o primeiro secretário.

Ordem do Dia (Art. 119 RI):

I - INDICAÇÃO Nº 009/2025 - Autor: Vereador Aurílio Lacerda de Alencar - Ementa: Solicita a criação de uma Comissão Municipal de Fiscalização de Animais de Médio e Grande Porte Soltos em Vias Públicas. 

II - INDICAÇÃO Nº 010/2025 - Autor: Vereador Aurílio Lacerda de Alencar - Assunto: Solicita ao Prefeito Municipal que requeira à Governadora do Estado de Pernambuco a implantação de sinalizações e serviços de capinação na PE-520 – Rodovia Prefeito Givaldo Sampaio. 

III - INDICAÇÃO Nº 011/2025 - Autora: Vereadora Rozali Eufrasina de Oliveira, Assunto: Indica ao Sr. Prefeito Municipal de Granito, que seja viabilizado uma casa de apoio na cidade de Ouricuri-PE.

IV - INDICAÇÃO Nº 17/2025 - Autor:  Francisco Leonel Ferreira Junior, EMENTA: Sugere ao Poder Executivo Municipal a a devida sinalização nas entradas dos distritos, comunidades rurais, assentamentos e territórios ribeirinhos do município de Granito. 

V - INDICAÇÃO Nº 18/2025 - Autor: Francisco Leonel Ferreira Junior, EMENTA: Sugere ao Poder Executivo Municipal a IMPLANTAÇÃO DO PROJETOS DE EDUCAÇÃO VOLTADOS AOS  JOVENS DA ZONA RURAL, cursos profissionalizantes específicos para o campo. 

De acordo com o artigo 119 do regimento interno, iremos passar agora para a ordem do dia. Item 1. Indicação número 9/ 2025. Autor, vereador Aurílio Lacerda de Alencar. Ementa. Solicita a criação de uma comissão municipal de fiscalização de animais de médio e grande porte solto em vias públicas. Item 2, indicação número 10/2025, autor, vereador Aurílio Lacerda de Alencar. Assunto, solicita ao prefeito do município, municipal, que requeira a governadora do estado de Pernambuco a implantação de sinalização e serviço de capinação na PE 520, rodovia prefeito de Givaldo Sampaio. Item 3, indicação número 11, autor, vereadora Rozali Eufrasina de Oliveira. Assunto, indica ao senhor prefeito municipal de Granito que seja viabilizada uma casa de apoio na cidade de Ouricuri, Pernambuco. Item 4. Indicação número 17/2025. Autor Francisco Leonel Ferreira Júnior. Ementa. Sugere ao Poder Executivo Municipal a definição das ações nas estradas dos distritos, comunidades rurais, assentamentos e territórios ribeirinhos do município de Granito. Item 5. Indicação número 18/2025. Autor Francisco Leonel Ferreira Júnior. Ementa. Sugere ao Poder Executivo Municipal a implantação do projeto de educação voltada aos jovens da zona rural, os profissionalizantes específicos para o campo.

Peço ao primeiro secretário para ler as indicações. Indicação número 9/ 2025. Autor: Vereador Aurílio Lacerda de Alencar Assunto: Solicita a criação de uma Comissão Municipal de Fiscalização de Animais de Médio e Grande Porte Soltos em Vias Públicas. Excelentíssimo Senhor Prefeito do Município de Granito, Estado de Pernambuco, nos termos do Art. 162 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, respeitada a área de competência da Administração Pública Municipal, venho através desta indicação sugerir a Vossa Excelência a criação de uma Comissão Municipal de Fiscalização de Animais Soltos em Vias Públicas, com foco em bovinos, equinos, caprinos e suínos, conforme estabelece o Decreto nº 009/2025 e a Lei Municipal nº 049/1998. Justificativa, a presença de animais de médio e grande porte soltos nas vias públicas de Granito representa uma grave ameaça à segurança viária, à saúde pública e ao bem-estar coletivo. Tal risco já é amplamente reconhecido pela própria gestão municipal, que, de forma preventiva e educativa, tem realizado campanhas informativas sobre o tema. Entretanto, a reincidência de casos e a necessidade de atuação concreta justificam a criação de uma comissão fiscalizadora permanente, composta por representantes do setor de transporte, vigilância sanitária, meio ambiente e segurança pública, com competência para realizar rondas e ações de recolhimento de animais em situação de risco, ampliar as penalidades cabíveis aos responsáveis, conforme a legislação municipal vigente, estabelecer parcerias com a polícia militar e os órgãos de trânsito, implementar um canal de denúncias com respostas ágil à população. Trata-se de uma ação de interesse público local, conforme o parágrafo 1º do artigo 162 do Regimento Interno de Responsabilidade Direta da Esfera Municipal. A comissão proposta será um braço operativo da gestão pública para garantir o cumprimento da legislação já existente, reduzindo riscos de acidentes e promovendo uma cidade mais segura e organizada.

 

Na certeza de contar com pronto atendimento por parte de V. Ex. ª, renovo votos de estima e consideração. Sala das Sessões da Câmara Municipal, Granito, 29 de abril. De 2025. Aurílio Lacerda de Alencar, vereador. Indicação número 10/2025. Assunto. Solicita ao prefeito municipal que requeira a governadora do estado de Pernambuco a implantação de sinalização e serviços de capinação na PE 520 Rodovia Prefeito Givaldo Sampaio Excelentíssimo senhor prefeito do município, de Granito, estado de Pernambuco. Nos termos do artigo 162 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Granito, respeitadas a competência do Poder Executivo Municipal e no uso de suas atribuições legais que me conferem o cargo de vereador, venho apresentar apresente indicação com a finalidade de que V.

Ex. ª enquanto gestor do município, requeira junto ao Governo do Estado de Pernambuco, providências quanto à sinalização e capinação da PE 520, Rodovia Prefeito Givaldo Sampaio, no trecho que liga sede do município de Granito ao distrito de Bela Vista. Justificativa. A PE 520 é uma importante via de ligação para a população de Granito e de comunidades vizinhas, com papel estratégico no escoamento de produção, mobilidade da população e acesso aos serviços públicos essenciais. No entanto, o referido trecho encontra-se atualmente com vegetação avançando sobre as margens da pista, comprometendo a visibilidade de motoristas e pedestres, o que já resultou em acidentes registrados na localidade. Adicionalmente, verifica-se a ausência ou insuficiência de sinalização vertical e horizontal, especialmente em curvas, cruzamentos e limites de velocidade, o que agrava ainda mais os riscos de circulação, sobretudo durante o período noturno ou em condições de baixa visibilidade.

Dessa forma, solicita-se Que Vossa Excelência oficie a Governadora do Estado de Pernambuco e a Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura, requerendo a imediata capinação e limpeza das margens da PE 520, a implantação ou reforço da sinalização vertical e horizontal ao longo do trecho compreendido entre a sede de Granito e o Distrito de Bela Vista. Na certeza de contar com o acolhimento E providências de vossa excelência, renovo votos de estima e consideração. Sala das Sessões da Câmara Municipal, Granito, 29 de abril de 2025. Aurílio Lacerda de Alencar, vereador. Indicação parlamentar número 11/2025. A vereadora Rozali Eufrasina de Oliveira, que apresenta e subscreve no regulamento do regular uso de sua função legislativa auxiliar, consoante lhe faculta o artigo 102 do regimento interno desta casa, vem através do presente indicar ao senhor prefeito do município de Granito que seja viabilizado uma casa de apoio na cidade de Ouricuri para dar mais conforto e segurança aos nossos acompanhantes e munícipes, que muitas vezes precisam ficar muito tempo aguardando o atendimento do Hospital Regional Fernando Bezerra, sem ter um local adequado para ficar. Justificativa. Entendemos que uma casa de apoio instalada na cidade de Ouricuri será um investimento de grande valia para as pessoas menos favorecidas, que são quem mais fazem uso do hospital regional. Esperamos a compreensão e sensibilidade do Poder Executivo de Granito. Granito, 25 de abril de 2025. Rozali Eufrasina de Oliveira, vereadora.

Indicação número 17/2025. Ementa. Sugere ao Poder Executivo Municipal a devida sinalização nas estradas dos distritos, comunidades, rurais, assentamentos e territórios ribeirinhos do município de Granito. Senhor Presidente. O vereador que está subscreve indica ao Poder Executivo Municipal, em conjunto com os devidos responsáveis, que seja realizada a devida sinalização nas entradas dos distritos, comunidades rurais, assentamentos e territórios ribeirinhos do município de Granito. Justificativa. Venho por meio desta indicação solicitar o apoio dos pares desta Casa Legislativa para que seja promovida a instalação de sinalização adequada nas estradas dos diversos distritos, comunidades rurais, assentamentos e territórios ribeirinhos do município de Granito. A sinalização tem um papel fundamental na orientação de moradores e visitantes, facilitando a identificação e o acesso aos diferentes locais que compõem nosso território.

 

Trata-se de uma medida que contribui não apenas com a organização espacial e a valorização das localidades, mas também com a segurança de quem transita por essas áreas. Com placas informativas bem posicionadas, evitam-se extravios, atraso e situação de risco, promovendo mais tranquilidade e eficiência no deslocamento. Além disso, a visibilidade dessas localidades reforça o reconhecimento da identidade cultural e social de cada uma delas. Dessa forma, conto com o apoio dos colegas vereadores para a aprovação desta indicação, que visa garantir mais segurança, dignidade e acessibilidade à população rural e aos visitantes do nosso município. Sala das Sessões, Granito, 9 de maio de 2025. Francisco Leonel Ferreira Júnior, vereador. Indicação número 18/2025.

Ementa. Sugere ao Poder Executivo Municipal a implantação de projetos de educação voltados aos jovens da zona rural, cursos profissionalizantes específicos para o campo. Senhor Presidente, o vereador que está subscreve no uso de suas atribuições legais, vem, após ouvir do plenário, indicar ao excelente senhor prefeito municipal que, através da Secretaria Municipal de Educação e em parceria com as Constituições de Ensino Técnico, implante projetos de educação voltados aos jovens da zona rural, com a oferta de cursos profissionalizantes específicos para o campo. Justificativa. A juventude rural representa um dos maiores potenciais para o desenvolvimento sustentável do município. Contudo, muitos jovens abandonam o campo por falta de oportunidade de formação e profissionalização adequadas à realidade local. A criação de cursos técnicos e profissionalizantes com foco nas atividades do campo, como Agroecologia, horticultura, apicultura, manejo de animais, produção de derivados, queijos, polpas, doces, irrigação inteligente e manutenção de máquinas agrícolas, pode proporcionar capacitação, renda e estímulo à permanência desses jovens em suas comunidades.

Além disso, parcerias com o SENAR, os institutos federais, SEBRAE, associações comunitárias e sindicatos rurais podem ampliar o alcance do projeto e garantir sua efetividade. A iniciativa contribuirá significativamente para a valorização da agricultura familiar, a geração de emprego e renda e o fortalecimento da economia local. Respeitando as particularidades da vida no campo. Diante do exposto, solicito especial atenção do Poder Executivo para a viabilização desta proposta. Sala das Sessões, 9 de maio de 2025. Francisco Leonel Ferreira Júnior, vereador.

Algum vereador quer uso da palavra?

Vou passar a palavra para o excelentíssimo senhor vereador Júnior Leonel. Obrigado, senhor presidente. Só fazer aqui um breve comentário em relação à minha indicação sobre a sinalização das estradas e nos distritos aqui do nosso município. Eu acredito que seja bem necessário, não só para os visitantes nossos aqui que visitam o Granito, mas também para os nossos próprios moradores aqui de Granito, quando necessitam ir para outra localidade, eles também não conhecem. Os vereadores aqui, a maioria, todo mundo aqui conhece, os quatro cantos do Granito. Porém, o povo fica meio perdido nessas estradas. Então, é muito interessante para que agilize um trajeto mais rápido, para que se coloque, fique mais bonito a nossa zona rural, município, todo mundo saiba para onde está indo, para onde está voltando. Então, eu achei muito interessante.

Tenho fé em Deus que o projeto vai ser levado para o executivo e o nosso prefeito vai acatar de bom coração. Em relação ao outro, é o projeto de implantação de cursos voltados a jovens da zona rural, a gente sabe da força que o nosso agro tem. Está aí seu dedo, que teve vários filhos trabalhou na roça arduamente, conheço a história de alguns filhos, o neto dele é casado com a minha irmã e vai entender bem. A gente tem que usar as novas tecnologias que estão chegando, energias renováveis, para aplicar no campo, para que esses jovens não saiam do nosso município. Aqui não é um projeto só para apresentar, isso aqui é uma necessidade que vejo. Uma coisa que eu lutei a minha vida toda. Pela qualificação da nossa juventude.

 

Desde o Conselho Tutelar eu venho fazendo isso, parcerias com o SENAR, parcerias com várias instituições para qualificar. E eu obtive bons resultados, mesmo sem ser vereador, só sendo apenas um jovem sonhador. Eu obtive vários resultados. Pessoas que hoje vivem, fez um curso de cabeleireiro e hoje vivem dessa arte. Fez um curso na área do campo. Hoje vive, hoje ajuda o pai, ajuda a mãe a botar o que comer em casa, na mesa. Então, eu acho que esse projeto aqui é um projeto que ele deve ser. Eu peço o apoio de todos vocês, para que a gente una forças para colocar ele em prática. Peço encarecidamente ao nosso prefeito, que é um jovem, que vem aí batalhando também para melhorar a vida do povo de Granito, que também seja tirado do papel.

Essa é a minha indicação, porque eu acho de extrema importância investir na juventude para que fique aqui, sobretudo no agro, na piscicultura, na manutenção de máquinas. A gente tem uma dificuldade grande de achar jovens que saibam conduzir uma máquina, que saibam dar manutenção na máquina. A gente está sem, na rede escavadeira, só tem bem dois ou três aqui. Em granito. E a gente precisa qualificar esses jovens. Para que eles não vão buscar fora. Eu tiro por mim mesmo. Eu quase que vou embora de Granito, mas eu permaneci aqui. Recebi proposta até para ir para fora do país. Mas eu disse, não, eu vou ficar em granito. E Deus vai me ajudar. E eu vou conseguir ajudar ainda mais a minha juventude. Não fui por um propósito. De ajudar os nossos jovens a crescer. Ajudar as suas famílias a ganhar o pão de cada dia. Muito obrigado, senhor presidente. Mais algum vereador quer usar a palavra?

Passar a palavra para a excelentíssima senhora vereadora Rozali. Eu estou muito feliz, Felipe, você ter pautado minha indicação. Uma indicação que é um sonho dessa vereadora. Não foi promessa, é realidade. No dia 3 de 5 de 2021, eu protocolei aqui na Câmara uma indicação para que fosse alugar uma casa. Nós sabemos que todo o problema da saúde vai para a Ouricuri e as pessoas que ficam internadas ou às vezes passam o dia de fome esperando o carro, que tem uns que fazem os exames pela manhã, outros fazem os exames à tarde. E eles ficam esperando, às vezes não tem nenhum banheiro. Então, Sérgio, como ex-vereador, Betinho, ex-vereador, nós se preocupamos com o povo. Porque não é brincadeira você passar oito, dez dias, um mês, sentado numa cadeira do lado de fora, em Ouricuri, por falta de um abrigo, por falta de uma casa. A prefeitura gasta tanto dinheiro, nós sabemos disso, não é porque eu sou a posição não, mas ninguém é cego e não é louco de ver.

Tanto dinheiro gasto, eu acho que um aluguel e fazer uma feira por mês, pagar uma água, uma luz de uma casa, isso não vai atrapalhar em nada. A prefeitura. Então, eu fico muito feliz e peço ao prefeito que fiquei sensibilizado com essa indicação e faça isso, que é para o nosso povo, é para quem precisa, que não tem condições de pedir um carro, porque quem é da situação? Quem é da situação, a prefeitura disponibiliza um carro, vai e volta todo dia. Agora, o pobre lá da zona rural, ele fica lá no hospital, sentadinho numa cadeira, esperando a vontade de Deus. Que Deus ou dê alta ou venha com o seu ente querido já pronto. Então, isso é uma coisa que não é da vereadora Rozali, não.

Isso eu acho que cada vereador aqui tem que fazer indicações que sirvam para todo mundo. Não é porque eu sou, na minha campanha, eu não prometi nada. Eu não prometi nada. E não tem que eu vou fazer isso e vou fazer aquilo. O que eu tiver de fazer pelo povo de Granito, eu vou fazer aqui, sentada nessa cadeira, viu? Sentada nessa cadeira e não quero. Crescer com o nome de ninguém e nem eu querendo ser melhor do que ninguém, Aurílio. Eu acho que o senhor lembra muito bem, como eu falei aqui, se quiser eu coloco até no grupo as fotos da casa de apoio de Ouricuri, que Padre Malan conseguiu restaurar e serviu para muita gente do nosso município. Quantas pessoas daqui não foram beneficiadas com aquele projeto?

Então, isso eu agradeço de coração e espero que o prefeito também faça parte dele. Porque isso, eu tenho carro, eu posso ir e voltar, espero que não precise. Se alguém meu precisar, eu vou. Mas não é todo mundo que tem esse direito de carro para ir e vir. Eu acredito que vocês aqui sabem muito bem do que eu estou falando. Eu agradeço muito, Felipe. Eu acho que esse ano foi a primeira, que foi a pauta. Ainda falta um, que eu espero que o senhor coloque também, porque eu sou vereadora, eu fui eleita pelo povo de Granito e eu sou igual a qualquer um aqui. Então, isso eu vou cobrar e eu espero que seja, todos aqui sejam respeitados e sejam iguais às leis, sejam iguais para todo mundo. Muito obrigada, senhor presidente.

Mais algum? Passar a palavra para o excelentíssimo senhor vereador Aurílio Lacerda. Senhores vereadores, senhoras vereadoras, toda a população de Granito que nos ouve, a todos aqui presentes, hoje eu estou contente. Nós temos aqui cinco indicações, foram apresentadas hoje aqui no plenário desta casa, cinco indicações que vêm melhorar muito a vida do nosso povo. Como eu falei na sessão passada, não importa qual vereador está indicando. O que importa é nós abraçarmos as causas, que a gente vê que vai beneficiar o povo. Nós somos uma equipe de nove vereadores, e se nós marcharmos juntos, na mesma direção, quem ganha é o povo do nosso município. Nós sabemos que temos situação, oposição, mas se nós pudermos amenizar esses debates acirrados, questionamentos que não vão crescer em nada, é importante para o povo do nosso município.

Como, por exemplo, aqui nós temos essa indicação do companheiro Júnior, educação no campo. É um curso profissionalizante para os nossos jovens. Se realmente for executado, quem ganha é o nosso povo. Os nossos jovens vão se profissionalizar com curso de máquina, com curso, eu vejo aí a secretaria, se eu não me engano, a secretaria da mulher fazendo curso de bolo com as mulheres, fazendo curso dos derivados da mandioca, né? Então isso é importante. Por quê? Porque vai melhorar a qualidade de vida do nosso povo. A sinalização também do município, companheiro Júnior botou uma indicação, eu acho de extrema importância. Às vezes a pessoa vem, que nenhuma vez um rapaz ia lá para a barragem de Zacarias, ele me perguntou onde era, eu disse, você entra ali, chegando na rancharia, mas eu não sei onde é, eu vim deixá-lo ali.

Então, se nós tivermos as entradas das localidades do nosso município sinalizado, facilita muito o trajeto dos nossos visitantes. E vai melhorar o quê? A vida nossa, a vida do nosso povo. Então essas indicações são bastante prudentes, porque são coisas que vêm para melhorar a qualidade de vida do nosso povo. A outra indicação da minha autoria, fico feliz por os vereadores abraçar está causa também. Nós sabemos que há poucos dias ali no povoado de Rancharia nós tivemos um acidente fatal, que perdemos uma jovem gestante em dias de dar luz. Um animal saiu de dentro do mato. Então, é importante que seja montada uma comissão aqui no nosso município para prender esses animais que andam soltos nas estradas. Não é prender e punir o dono. Nós precisamos.

Prende lá, lá em Bela Vista hoje tem uns currais da Feira do Gato, pode levar para lá, chamar os donos e explicar a eles, fazer um trabalho educativo, explicar que não pode ter esses animais soltos, porque acontecem acidentes e nós temos vítimas fatais. Então isso, uma indicação desse porte, vai melhorar a qualidade de vida do nosso povo. É uma indicação que vem para melhorar a qualidade de vida. A sinalização e a capinação que eu falei para o prefeito encaminhar a governadora, porque isso é da competência do Estado. Quero até parabenizar o prefeito de George, que ele mandou fazer a roça ali no povoado de Rancharia, mesmo ali o vereador Júnior solicitou, ele parabeniza também, eu solicitei. Então, se nós vereadores fizermos um trabalho junto, em conjunto, quem ganha é o povo.

Então, eu digo aos senhores vereadores que eu estou aqui pronto para a gente debater qualquer assunto coletivamente. Por mim, qualquer vereador pode fazer uma indicação para o povoado de Bela Vista, para o povoado de Rancharia e Granito, ele pode ter certeza que se for para o bem do nosso povo, eu estou abraçando. Então, eu acredito que nós trabalhando da forma que nós estamos trabalhando aqui em conjunto, quem ganha é os nossos munícipes. E também a Casa de Apoio da vereadora Rozali, eu sou testemunha que V. Ex. ª em outras legislaturas solicitou, nunca teve a oportunidade de ver esse sonho ser realizado. Parabenizo a senhora, parabenizo também o vereador Júnior, Leonel, por ele ter se imobilizado a respeito disso.

E pode sempre contar com o meu apoio, porque, como a senhora é testemunha, eu também sou testemunha, e todos os vereadores são testemunhas, que as pessoas se deslocam para aqui com seus entes queridos, ficam lá no hospital do lado de fora, às vezes não têm o dinheiro nem para fazer um lanche, um sofrimento. E se o prefeito George se sensibilizar, e implantar essa casa de apoio no município de Ouricuri, vai dar um suporte grande aos nossos munícipes. E quem ganha é o povo. Então, eu acredito que nós, legisladores, estamos aqui prestando serviço ao nosso povo. E a gente, prestando um serviço coletivo, os nossos munícipes ganham. Então, quero desejar boa sorte a todos nós vereadores. Acredito na sensibilidade do prefeito que irá executar essas ações.

E estou feliz, porque hoje é um dia que a gente está vendo muita indicação direcionada a beneficiar cada vez mais o nosso povo. Muito obrigado, senhor presidente. Mais algum vereador quer usar a palavra? Passar a palavra para a excelentíssima senhora vereadora Fátima do Sindicato. Boa noite. Colegas vereadoras e colegas vereadores, boa noite a todos que estão aqui nos assistindo, a todos que estão nos ouvindo pela Rádio Rio Brígida, pelas redes sociais. Agradecer aqui a presença do ex-vereador Sérgio Xavier, do secretário Betinho de Ayrton Ribeiro. Parabenizar todas as mães do nosso município, todas as mães do Brasil e do mundo. Dizer que o dia das mães são todos os dias, que nós somos mães guerreiras, que sempre estamos na luta para educar os nossos filhos, para fazer o melhor possível por eles.

Quero dizer aqui à vereadora Rozali, que contem comigo, com o meu voto para a sua indicação. Sei do sofrimento, já estive lá no regional, em Ouricuri, também como acompanhante, e sei da dificuldade que é você estar lá sem ter dinheiro para se alimentar, esperando um carro que venha para você pegar uma carona. Quem tem carro, não. Vai, vem e dá certo. Eu, quando eu ia ser acompanhante, eu ia no meu carro, deixava meu carro lá fora e ficava, muitas vezes até dormia dentro do carro, porque não tinha para onde ir. Então, sei dessa dificuldade e apoio essa indicação sua. O vereador Júnior Leonel também, indicação dele. Parabéns, vereador, pela sua indicação. Apoio também suas duas indicações. Sei que é muito importante. Vereador Aurílio também, muito importante as indicações dele. E a gente está aqui para apoiar uns aos outros, não para perseguir. Levar os problemas do município para o executivo e tentar ser solucionado. Então, vamos trabalhar de mãos dadas, unidos, que a união faz a força. Essas são minhas palavras e muito obrigada, senhor presidente. Mais algum vereador que use a palavra? Vamos passar para o grande expediente. Eu vou passar a palavra para o primeiro secretário.

Grande Expediente (Art. 122 RI):

I. Facultada a Palavra aos Vereadores. (Art. 123 RI)

De acordo com o artigo 123 do regimento interno, iremos passar para o grande expediente e a palavra está facultada aos vereadores. Mais algum vereador quer usar a palavra? Vou passar a palavra para a excelentíssima senhora vereadora Fátima do Sindicato. Eu esqueci aqui de parabenizar também João Bosco pela grande obra na Bela Vista, que é essa Feira do Gado, onde vai ajudar muito os vendedores. Ela ficou muito organizada, o parque. Bem feito. Quero parabenizar também o prefeito George por ter dado continuidade e inaugurado essa feira. E falar também do PIPA. Rozali, eu sou conhecedora da situação desse PIPA da prefeitura, como Betinho é o secretário, e eu vejo a dificuldade, todo mundo pedindo água. Tem dia que o telefone dele não para, o pessoal pedindo água. E essa dificuldade da compesa desse abastecimento não acontecer, como já teve audiências públicas, onde melhorou, mas agora voltou a ser o que era antes. Então, o PIPA da prefeitura é só um.

E aí ele tem que abastecer nessa falta d'água as escolas, PSF’s. E ainda o povo do município. Graças a Deus, como você falou, que a colina hoje, que também pedia água, hoje está abastecida. Graças a Deus que esse poço lá deu muita água. E hoje o pessoal lá tem sua água boa na torneira. Que foi também o prefeito que teve essa ação e concluiu. A gente até ainda. Falta a gente inaugurar lá esse projeto dele, né? E a gente tinha marcado essa inauguração lá, mas foi adiada. Mas muito bom. E, como você falou, que possa ter mais em outras comunidades também, né? E é isso, essas são minhas palavras. Mais algum vereador quer usar a palavra? Passar a palavra para o excelentíssimo senhor vereador Júnior Leonel.

Só um brevemente sobre a outra indicação também, do vereador Aurílio, muito importante, em relação à sinalização da nossa PE e do Roço. Agradecer ao prefeito por ter feito ali no perímetro urbano, atender a nossa solicitação, de ter feito o roço ali, já diminuiu muito o perigo. E como o vereador falou, a gente precisa conscientizar os criadores, porque é uma coisa muito séria, custou uma vida. Em relação à casa de apoio, como todos sabem, é importantíssima essa indicação. Eu, como vereador, defendi está causa durante a minha campanha e também durante o meu mandato. É importantíssimo. Espero que isso, o prefeito fazendo, atendendo essa solicitação, não vai levantar, não é para levantar o nome meu, ou dele, ou de qualquer outro vereador. E sim, é uma necessidade que todos sabem que a gente tem.

Em relação aos carros da saúde, foi falado aqui que para uns e outros não, eu discordo. Carro da saúde, eu sou muito ligado à saúde e o carro está para quem necessita. A van da saúde vai e vem o mesmo horário com quem necessita, cansa de passar sete horas da noite, seja quem for, partido A ou partido B, meus vereadores aqui, os vereadores colegas meus sabem disso, que A ou B anda nesse carro, não é vereadora Ana Maria, senhora que é agente de saúde, muito ligada à saúde também, então só para esclarecer essa questão. E o Pipa, o Pipa não para, como a vereadora Fátima falou. Vereador Betinho, um sufoco danado, o ex-vereador Betinho, secretário, um sufoco grande, de falta d'água na nossa zona rural, e ele se desdobra aí para mandar um jogo de cintura, não pode deixar as escolas sem água, não pode deixar os PSF, e ele está aí dando conta do recado, graças a Deus.

 

Também quero parabenizar a presença da nossa, da minha colega aí de faculdade. Só de curso, na verdade. Nossa amiga Gabi, vizinha aqui de Granito, lá de Serrita, finalizando o curso de ciência política. Política que é a arte de governar. Parabéns pela escolha do curso. Aqui em Granito, é a primeira pessoa que eu vejo. Quando eu escolhi esse curso, me chamaram, foi de doido. Não, tu tem que escolher a coisa que tem no Granito. Mas eu gosto de política. Porque pela política se muda a vida do povo. Não é isso? Parabéns, Gabi. Muito satisfeito pela sua presença aqui neste plenário. E a todos vocês, quem deram nossas reuniões fossem lotadas assim, não é vereadores? Quem deram? Mas se Deus quiser, a gente vai se empenhar aí para cada dia mais encher esse plenário e ele ficar pequeno.

E a gente vai se unir, se Deus quiser, para fazer um plenário maior, para caber mais gente, trazer o povo para cá e conscientizar o povo da importância do poder legislativo. Para a vida do município. Que o poder legislativo, aqui são votadas matérias que impactam diretamente a vida do povo. Tanto para o lado bom, como para o lado ruim. Mas nós estamos aqui para melhorar a vida do povo. Sempre voltado para o lado bom. E é importante que o povo de Granito, sobretudo a juventude, para finalizar minhas palavras, eles entendam o poder que tenham o poder legislativo na vida deles, e conscientizem, e venham assistir as nossas sessões. E eu já pegou aqui um gancho, presidente Felipe, em relação à escola legislativa, que a gente está estudando a maneira de implementar aqui, para dar esse suporte aos nossos jovens.

E a todas as mães, o meu forte abraço, feliz dia das mães, que mãe não deve se comemorar só um dia não. E sim todos os dias. Muito obrigado e até a próxima oportunidade. Mais algum vereador quer usar a palavra? Passar a palavra para a excelentíssima senhora vereadora Rozali. Eu agradeço as palavras da colega vereadora Fátima e dizer que o PIPA, quando eu me refiro ao PIPA da Prefeitura, não quer dizer que tem que ser só aquele PIPA do PAC. Eu acredito que o município tem condições de contratar mais pipas, Betinho. Isso é uma necessidade. Nós nem começamos a seca ainda. Nós estamos no mês de maio e o negócio já está pegando. Então, o que eu falo é que é obrigação da prefeitura, do poder executivo, contratar mais pipas.

            Para que na hora da seca, de verdade, ou mesmo agora tem muita gente que não tem água potável. Se é que não tem pega em Serrita, que é mais perto. E sobre a água da colina, Fátima, ali é do governo do estado, não é da prefeitura. Ali foi a Compesa, juntamente com o governo do estado. A gente tentou e conseguimos. A única coisa que foi feita agora foi colocada a energia. A NeoEnergia colocou energia lá. A gente foi na Casa Civil e a gente tentou uma energia solar, para aquele poço. Mas como não chegou e a CELPE colocou, graças a Deus. Isso é bom para mim, de onde vier, isso é bom para o povo. É bom para todo mundo.

Sobre o carro da saúde, que eu me referi aqui, é o carro que vai fazer a visita. Por exemplo, a UTI, o horário de visita é 4 horas da tarde. Então, nós não temos carro, vereador, para ir esse horário para Ouricuri. É isso. O carro que eu falei é esse aí. Eu sei que para fazer exame, fazer consulta, tem a van da prefeitura. Isso eu sei. Eu acho que todo mundo aqui é sabedor. Eu estou falando de quem está internado, que precisa fazer visita. Por exemplo, quem está na sala vermelha. Pela manhã, tem que ter o acompanhante para ajudar a dar um banho. E, à tarde, também tem que estar lá. Então, o povo não tem esse carro, esses dois horários.

É por isso que precisa de uma casa, porque quem está lá já fica e vai fazer suas obrigações no horário correto, sem precisar de estar indo e vindo, que eu acho que seja mais custo ainda para o município se você ficar se deslocando. Não sei quantas vezes na semana ou duas vezes por dia, eu acredito que saia mais caro do que um aluguel. Então, foi isso que eu falei, eu queria que o senhor entendesse. E o povo de Granito, entendam que é para o bem de todos. Isso é uma ação que se for concretizada, se o prefeito quiser, vai ser bom para todos. Todo mundo. Eu também queria agradecer a Deus essa semana, nós católicos fomos agraciados com o novo Papa, o Papa Leão XIV.

Eu peço ao Divino Espírito Santo que abençoe e proteja para que ele guie o seu rebanho, que venha muita sabedoria, muita fé. E que seja capaz de apaziguar o mundo inteiro. Muito obrigada, presidente. Vou passar a palavra para o excelentíssimo senhor vereador Onofre Falando aqui em relação a esses PIPA, eu me lembro aqui um assunto que a gente debateu aqui nessa casa muito, onde o ex-colega vereador Antônio Carlos, Antônio de Zuíta, quando faz o orçamento do município, o Antônio colocou uma emenda aqui para destinar um dinheiro para o carro-pipa. Se eu não me engano, na época foi 30 mil, ou foi 40 mil, e aqui foi rejeitado pelos vereadores. Não aprovaram essa emenda do colega vereador. E vejo que esse problema vai continuar.

Esse problema aqui, acredito eu, que vai vir muito aqui para essa Câmara. E o prefeito atual, quando era vereador, ele defendia. O município contratar mais carro-pipa. Vamos ver agora se ele vai continuar com essa ideia. Ele está vendo que só esse carro da prefeitura não tem como abastecer nosso município. Já é um problema, já estou aqui no meu quarto mandato, esse assunto se vem se arrastando desde lá. E a gente espera que vamos resolver esse problema. E a gente sabe a solução, é contratando carro-pipa. Infelizmente a Compesa não ajuda, não faz nada para a gente combater esse problema. Muito obrigado, senhor presidente. Mais algum vereador quer usar a palavra?

Fim da Sessão:

Um boa noite a todos e a sessão está encerrada. O senhor presidente declara a sessão encerrada e mandou que lavrasse a presente ata, que após lida e aprovada segue assinada por mim Jussara Moraes Cordeiro e os vereadores presentes, para maiores detalhes desta sessão encontra-se nas gravações nos canais desta casa na sala das sessões 13 de maio de 2025.




Lista de Presença na Ordem do Dia
Ana Maria / PT
Aurílio Lacerda de Alencar / PT
Fátima do Sindicato / PT
Filipe Belém / AVANTE
Gabriel Duarte / PT
Júnior Leonel / PT
Onofre Neto (Tofim) / PSD
Rozali Oliveira / PSD
Wanderson Menezes (Vanvan) / PSD



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Indicação nº 9 de 2025
Autor: Aurílio Lacerda de Alencar
Número de Protocolo: 41
Solicita a criação de uma Comissão Municipal de Fiscalização de Animais de Médio e Grande Porte Soltos em Vias Públicas.
Matéria lida
2 - Indicação nº 10 de 2025
Autor: Aurílio Lacerda de Alencar
Número de Protocolo: 42
Solicita ao Prefeito Municipal que requeira à Governadora do Estado de Pernambuco a implantação de sinalizações e serviços de capinação na PE-520 – Rodovia Prefeito Givaldo Sampaio.
Matéria lida
3 - Indicação nº 11 de 2025
Autor: Rozali Oliveira
Número de Protocolo: 43
A Vereadora ROZALI EUFRAUSINA DE OLIVEIRA, que a presente subscreve, no regular uso de sua função legislativa auxiliar, consoante lhe faculta o artigo 102 do Regimento Interno desta Casa, vem através da presente, INDICAR, ao Sr. Prefeito Municipal de Granito, que seja viabilizado uma casa de apoio na cidade de Ouricuri-PE, para dar mais conforto e segurança aos nossos acompanhantes e munícipes, que muitas vezes precisam ficar muito tempo aguardando atendimento do Hospital Regional Fernando Bezerra, sem ter um local adequado para ficar.
Matéria lida
4 - Indicação nº 17 de 2025
Autor: Júnior Leonel
Número de Protocolo: 49
Sugere ao Poder Executivo Municipal a a devida sinalização nas entradas dos distritos, comunidades rurais, assentamentos e territórios ribeirinhos do município de Granito.
Matéria lida
5 - Indicação nº 18 de 2025
Autor: Júnior Leonel
Número de Protocolo: 50
Sugere ao Poder Executivo Municipal a IMPLANTAÇÃO DO PROJETOS DE EDUCAÇÃO VOLTADOS AOS JOVENS DA ZONA RURAL, cursos profissionalizantes específicos para o campo.
Matéria lida



Conteúdo Multimídia